Segurança na pauta

GOVERNO ESTADUAL

No dia em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou quedas no índice de criminalidade no estado, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), comunicou via twitter, que vai pedir uma reunião com os comandos das polícias Militar e Civil. O objetivo, segundo ele, é implantar ações de combate a roubos de veículos como agenda metropolitana.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o roubo de veículo regrediu 11,4%, com 828 casos a menos. Os furtos em geral e de veículos também apresentaram diminuição. O primeiro apresentou 818 casos a menos, uma queda de 1,93%; e o segundo retrocedeu 14,27%, com 1.566 casos a menos.

Porém, as ocorrências de tráfico de drogas, considerado outro indicador de atividade policial, também aumentaram 10% de janeiro a dezembro de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, indo de 2.600 casos para 2.860.

Os dados das estatísticas são frios e sempre dá a impressão de que não registram as fragilidades e os casos de insegurança da população. Digo isso porque há duas semanas meus vizinhos foram assaltados. Três bandidos entraram na chácara às 18h e feriram o proprietário da casa na frente da filha de quatro anos. E relatos como estes chegam a nós diariamente.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou editora-executiva do Jornal Metro de Campinas e comentarista política da Band-Campinas. Também sou âncora do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h10 às 14h, na Band Campinas. Apresento ainda o Entrevista Coletiva, programa a Band. Tenho paixão pela minha profissão de repórter. E entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário