Pelo direito de amamentar

Blog da Rose Câmara de Vereadores

O vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou nesta quarta-feira (04/11), projeto de lei que pretende garantir o aleitamento materno em qualquer estabelecimento em Campinas. Pela proposta, quem proibir – ou provocar algum tipo de constrangimento à mãe que queira amamentar o filho em público, pagará multa de 150 UFICs (cerca de R$ 400). A lei define que o estabelecimento não precisa ter área segregada para esse tipo de procedimento.

“O projeto quer garantir que a mulher possa amamentar onde quiser, no momento em que quiser, porquê, por mais incrível que pareça, ainda existem lugares onde as mulheres são submetidas a constrangimento, apesar de todas as campanhas institucionais de aleitamento”, diz o vereador. “Além disso, amamentar é um ato de amor e reconhecidamente, um dos mais mais importantes para o desenvolvimento da criança”, acrescenta.

O projeto é uma reação à polêmica provocada por uma mulher de Campinas, que protestou em uma rede social, contra uma mulher que aparecia amamentando o filho quando andava de bicleta. Na avaliação da mulher, a amamentação é “coisa de pobre” e recomendava que as mulheres alimentassem os filhos com produtos industrializados.

A declaraç!ão provocou uma reação negativa na rede social. Páginas no facebook foram criadas com a finalidade exclusiva de receber manifestações contrárias à posição da campineira – cujo texto havia sido compartilhado milhares de vezes até o final da tarde de ontem.

Texto: Tote Nunes

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou editora-executiva do Jornal Metro de Campinas e comentarista política da Band-Campinas. Também sou âncora do programa “Bastidores do Poder”, que vai ao ar todos os dias das 13h10 às 14h, na Band Campinas. Apresento ainda o Entrevista Coletiva, programa a Band. Tenho paixão pela minha profissão de repórter. E entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário