MP denuncia ex-funcionários e mais 12 por fraudes na Câmara de Vereadores de Campinas

Administração municipal Câmara de Vereadores

O Gaeco, braço do Ministério Público que investiga o crime organizado, protocolou denúncia nesta quarta-feira (09/08), contra dois ex-funcionários – Carlos Eduardo Gaspar e Adilson Dutra Barbosa – da Câmara de Vereadores de Campinas e outras 1o pessoas por associação criminosa e fraudes em licitações, praticados entre 2006 e 2011.

Os servidores e um grupo de pessoas se associaram em um esquema que consistia em comprar produtos e serviços de empresas que sequer foram entregues à Câmara. Além disso, as empresas foram montadas com sócios comuns entre elas. Parentes eram os diretores comuns das empresas. A fraude foi denunciada pelo Jornal Metro e Grupo Bandeirantes. Os locais onde constavam os endereços das empresas, em alguns casos, eram residências.  Na época, os dois servidores foram demitidos.

No total, segundo o Gaeco, foram 95 fraudes que trouxeram um prejuízo de R$ 12,4 milhões aos cofres públicos.

 

Outro lado 

A assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas informou que na época abriu processo de sindicância para apurar o caso em 2013 e isso culminou não apenas na exoneração dos dois ex-servidores como também no levantamento dos valores citados pela Promotoria. Informou ainda que também foi criada após a sindicância um Processo Administrativo Disciplinar, cujo relatório final inclusive foi encaminhado na primeira semana de agosto de 2017 para a promotora Cristiane Hillal.

Em nota, ressaltou que  devido ao número de processos licitatórios e da grande quantidade de documentos ainda há prazo para defesa dos envolvidos em âmbito administrativo antes da decisão final da mesa diretora, que inclusive deverá propor uma ação para que os valores sejam devolvidos ao erário público.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou editora-executiva do Jornal Metro de Campinas e comentarista política da Band-Campinas. Também sou âncora do programa “Bastidores do Poder”, que vai ao ar todos os dias das 13h10 às 14h, na Band Campinas. Apresento ainda o Entrevista Coletiva, programa a Band. Tenho paixão pela minha profissão de repórter. E entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Comentários

Deixe o seu comentário