Início » 12% da APA do Campo Grande foi ocupada por loteamentos e condomínios clandestinos

12% da APA do Campo Grande foi ocupada por loteamentos e condomínios clandestinos

A APA (Área de Preservação Ambiental) do Campo Grande equivale a 1% da área ambiental de Campinas. Deste total, 12% desta gleba já está totalmente ocupada por loteamentos e condomínios clandestinos. Das 25 denúncias de instalação de parcelamento de solo sem autorização da Prefeitura de Campinas, 16 delas estão na APA do Campo Grande. Com isso, o que se vê é a destruição da APA com desvio de cursos d´água, destruição da vegetação nativa, entre outros problemas.

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Rogério Menezes, disse que os 16 empreendimentos foram embargados. Desse total, três deles – Montes Verdes, Montes Claros e Montes Claros 1 – irão passar a ter multas diárias entre R$ 20 mil e R$ 25 mil nos próximos dias.

Os donos das terras que estão dentro da APA vendem a gleba para os empreendedores que fazem a divisão em lotes e as revendem. Em vários loteamentos já têm casas construídas. De acordo com informações de bastidores, muitos dos compradores desses terrenos são ligados ao crime organizado.

Os compradores adquirem a terra por um preço menor do que o de mercado e com a promessa de que a escritura sairá num futuro próximo – dentro de seis anos.

O secretário explicou que a regularização desses imóveis não irá ocorrer. “Temos agido administrativamente e também denunciamos à polícia”, disse ele, que afirmou que a primeira operação de embargo ocorreu em maio do ano passado. Há três semanas, moradores colocaram faixas em que pedem ao prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), demita Rogério por ele estar do lado da especulação imobiliária.

O tempo vai mostrar o real interesse de gente que ganha muito dinheiro e apostou na inércia do poder público, o que não ocorreu”

Rogério Menezes, secretário do Verde e do Meio Ambiente

Da parte da polícia, o que está sendo investigado é o crime de estelionato – venda dos terrenos em área irregular e sem autorização da prefeitura.

Congeapa

A prefeitura tem enfrentado dificuldade para atrair representantes da sociedade civil para integrar o Congeapa – Conselho Gestor da APA. O colegiado terá a participação de 11 pessoas da sociedade civil, mas até agora apenas cinco se inscreveram.

Ouça e assista abaixo a entrevista completa do secretário ao programa “Bastidores do Poder”, apresentados por mim e pela jornalista Zezé de Lima.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também âncora do programa "Bastidores do Poder", da Rádio Bandeirantes de Campinas, que vai ao ar todos os dias das 10h às 11h30. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.