CP do Ouro Verde: Jonas será notificado até 6ª

Câmara de Vereadores CASO OURO VERDE
Tote Nunes
Escrito por Tote Nunes

O prefeito Jonas Donizette (PSB) vai ser notificado até sexta-feira (07/12) pela Comissão Processante (CP) sobre o processo em que é denunciado por omissão e responsabilidade nos desvios de recursos públicos do Hospital Ouro Verde. O presidente da comissão, Luiz Henrique Cirilo (PSDB), disse que o documento está sendo preparado hoje (05/12) e no máximo até sexta-feira deverá fazer a notificação.

Aprovada na semana passada, a CP do Ouro Verde pode ser encerrada sem que haja investigação, como a tomada de depoimentos de testemunhas, por exemplo. É que, de acordo com o rito estabelecido para o processo, o prefeito terá 10 dias para apresentar sua defesa, a partir da data em que for notificado.Assim que receberem a defesa, os integrantes da CP poderão concluir que as justificativas foram satisfatórias e propor o arquivamento do processo. A CP fará então um relatório, que deverá ser submetido a votação em plenário, que decidirá se aceita o arquivamento ou determina o prosseguimento.

Segundo a Câmara, o rito é o mesmo do adotado nas duas CPs anteriores, contra Hélio de Oliveira Santos (PDT) e Demétrio Vilagra (PT).

Cirilo evitou fazer uma avaliação sobre a possibilidade de arquivamento do processo. “Não dá para sequer pensar sobre isso, sem antes conhecer a defesa”, diz Cirilo. “Mas a população pode ficar segura que a análise será estritamente técnica”, diz ele.

A CP do Ouro Verde foi aprovada há uma semana como consequência da 3ª fase da Operação Ouro Verde desencadeada pelo MP. As investigações apontaram desvios de pelo menos R$ 7 milhões, mas a estimativa dos promotores é que os prejuízos tenham atingido cerca de R$ 25 milhões.

Sobre o autor

Tote Nunes

Tote Nunes

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas, trabalhou por dois períodos no Jornal Correio Popular e passou 11 anos na Agência Estado, do Grupo O Estado de São Paulo. Está no Metro Jornal Campinas desde agosto de 2015.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.