Início » Anac vai forçar saída de concessionária do aeroporto de Viracopos

1 min readAnac vai forçar saída de concessionária do aeroporto de Viracopos

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está fechando o cerco contra a concessionária ABV (Aeroporto Brasil Viracopos), que administra o Aeroporto de Viracopos. A Anac vai forçar a retirada da ABV da gestão do aeródromo. A informação foi dada pelo Jornal O Globo.

Segundo a publicação, a pressão se dará na assembleia marcada para a próxima terça-feira (01/10). A Anac quer que a ABV devolva o terminal à Agência, o que permitirá a execução de um leilão.

O dinheiro obtido com a nova concessão de Viracopos seria utilizado para pagar parte das dívidas da concessionária, que somam R$ 7,8 bilhões. Caso não haja o aceito, a Anac poderia pedir a caducidade do contrato – o que significa a retomada do ativo, sem pagar o valor de multas relacionadas ao térmico do contrato de forma antecipada.

A caducidade passou a ser uma possibilidade desde a última terça-feira (24/09), quando a Anac conseguiu derrubar uma liminar no TRF (Tribunal Regional Federal), da 1ª Região, em Brasília, que impedia a agência de levar adiante a caducidade.

Prejuízos
Há dois anos, a ABV devolveu Viracopos para o governo federal sob alegação de frustração de demanda. Na época, afirmou que o aeroporto registrou movimento equivalente a apenas 52% da projeção inicial e hoje amarga uma dívida de R$ 460 milhões.

A assessoria da ABV informou que vai recorrer da decisão.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias