Início » Assembleia Legislativa aprova criação da Região Metropolitana de Piracicaba

Assembleia Legislativa aprova criação da Região Metropolitana de Piracicaba

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) aprovou nesta quarta-feira (18/08) a criação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), que terá 24 cidades no grupo. A nova região, que agora depende da sanção da nova lei pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), autor da proposta, reúne 1,5 milhão de habitantes e tem um PIB de R$ 77 bilhões.

Os serviços e a indústria, com 52,2% e 35,9%, respectivamente, são os que mais contribuim na geração de riqueza. O grau de urbanização é de 96%.

Os deputados aprovaram ainda a retirada de Laranjal Paulista do grupo, a pedido da própria cidade para não perder os vínculos na área de saúde com Botucatu.

Com a criação da RMP, os municípios passam a ter um fundo financeiro com a distribução de verbas para projetos comuns entre as cidades e as câmaras temáticas

Essa é a oitava região metropolitana do Estado e a segunda aprovada pela Assembleia em pouco mais de uma semana. Na terça-feira (10/8), os parlamentares foram favoráveis à criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que vai englobar 37 municípios e beneficiar cerca de 918.016 habitantes. O projeto (PLC 15/2021) ainda aguarda sanção do Executivo.

As cidades

  1. Águas de São Pedro
  2. Analândia
  3. Araras
  4. Capivari
  5. Charqueada
  6. Conchal
  7. Cordeirópolis
  8. Corumbataí
  9. Elias Fausto
  10. Ipeúna
  11. Iracemápolis
  12. Leme
  13. Limeira
  14. Mombuca
  15. Piracicaba
  16. Rafard
  17. Rio Claro
  18. Rio das Pedras
  19. Saltinho
  20. Santa Gertrudes
  21. Santa Maria da Serra
  22. São Pedro
  23. Pirassununga
  24. Santa Cruz da Conceição

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.