Início » Bares e restaurantes de Campinas estimam demissão de 30 mil pessoas

Bares e restaurantes de Campinas estimam demissão de 30 mil pessoas

A Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas, estima que 30 mil pessoas podem ser demitidas em decorrência da queda das atividades nos estabelecimentos comerciais devido ao novo coronavírus. De acordo com a entidade, o movimento e faturamento caíram até 90%.

Para tentar evitar que esse diagnóstico se concretize, a entidade está orientando aos proprietários dos comércios que deem licença não remunerada de 30 dias e façam a redução temporária de 50% na jornada e o mesmo percentual no salário dos trabalhadores. A medida valeria por três meses.

A entidade, que representa 60 mil trabalhadores, está propondo aos sindicatos dos trabalhadores e patronal a emergencial de Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

De acordo com a entidade, para minimizar a exposição dos funcionários ao transporte público e ao contato com clientes, a redução de 50% da jornada se dará pela prestação de serviços em dias alternados, trabalhando o empregado um dia e folgando no seguinte e assim sucessivamente, respeitando uma folga semanal e um domingo ao mês.

Para minimizar o impacto da suspensão do contrato de trabalho, até 48 horas após a concessão da licença não-remunerada, a empresa deverá pagar o correspondente saldo de salários pelos dias trabalhados aos empregados, antecipando o valor que deveria ser pago até o 5º dia útil do mês. Uma vez que os empregados estarão em licença, o contracheque será assinado após encerramento da suspensão e retorno ao posto de trabalho.

Segundo o presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason, caso este acordo não seja efetivado até o final desta semana, as empresas devem começam a dispensar mais de 30 mil pessoas a partir da próxima semana. “Muitos bares e restaurante já passam por dificuldades e muitos, provavelmente, não terão condições de arcar com estes custos”, explica. “A entidade acredita que um acordo regional bom para os dois lados seja a solução mais inteligente neste momento”.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias