Início » “Mudar para que, mudar para quem?”, diz Barroso

“Mudar para que, mudar para quem?”, diz Barroso

O ministro Roberto Barroso disse que o STF não está julgando o capital político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas sim o HC no qual Lula quer impedir a sua prisão.

Barroso diz ainda a prisão após transitado e julgado ocorreu no período de 2009 e 2016. No restante do tempo houve condenação em segunda instância.

Disse ainda que a liberação no período de 2009 e 2016 foi devastador para o sistema penal. “Deu um poderoso incentivo aos advogados para recursos para impedir a conclusão do processo e gerar impunidade. 

Disse ainda que desta forma o sistema só prende o menino com algumas gramas de maconha, mas não prende poderosos. “Não se consegue pegar essas pessoas e não vai se conseguir se mudarmos isso hoje”, disse ele.

Ele disse que a Justiça “não prende os verdadeiros bandidos do Brasil. Não é sensação de impunidade, mas é impunidade”

De 2016 para cá não houve nenhum mudança relevante que possa mudar o entendimento STF. “Mudar para que ou mudar para quem”, pergunta Barroso.

Barroso diz ainda que ao não garantir o direito à Justiça, o Supremo estará regredindo ao direito da Justiça privada. Ele citou um caso de um jornalista que matou a namorada. O pai, sem ver o assassinado condenado, chegou a pensar em contratar uma pessoa para matá-lo. A ideia foi demovida por seus advogados.

Dias Tofóli interpela e diz que o país não olha para as suas favelas e pobres – que são as grandes vítimas dos homicídios. “Nem 5% vão a júri”.

Carmem Lúcia lembra que o que se vê é que os condenados também não são julgados por causa das medidas protelatórias.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.