Início » Câmara aprova aumento de IPTU e ITBI

Câmara aprova aumento de IPTU e ITBI

A Câmara de Campinas aprovou em sessão extraordinária aumentos para IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano) e ITBI – tributo cobrado sobre transferência de propriedade de imóveis.

O pacotaço de aumento proposto pelo governo Jonas Donizette (PSB) vai aumentar o IPTU para 210 mil pessoas. O reajuste será de até 30% do valor do imposto. Outras 204 mil terão redução ou isenção do tributo. Só este ano, a prefeitura deve receber pouco mais de R$ 800 milhões com o tributo.

Já o ITBI, que foi protocolocado há apenas dois dias, é o de amento da alíquota do ITBI – vai de 1,5% para 2,7%. A expectativa com o reajuste é arrecadar mais R$ 15 milhões.

Os vereadores da oposição criticaram o afogadilho da convocação das extraordinárias. Porém, a votação em regime de urgência é uma estratégia que o governo jonista e a Câmara tem usado para evitar dar tempo para a oposição se organizar e ir até a Câmara para protestar.

Votaram contra o aumento de impostos os vereadores Carlão do PT, Pedro Tourinho (PT), Mariana Conti (Psol), Marcelo Silva (PSD) e Tenente Santini (PSD).

O aumento irá valer a partir do ano que vem.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também âncora do programa "Bastidores do Poder", da Rádio Bandeirantes de Campinas, que vai ao ar todos os dias das 10h às 11h30. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

  • Mais um ato vergonhoso perpetrado por esse locutor de rádio incompetente que está prefeito, com a ajuda da esmagadora maioria desses vereadores inúteis, vendidos e sem vergonhas !!

    Está na hora de se inciar um movimento para diminuir pela metade o número desses calhordas !!

    FORAAAAA JONAS !!

  • Os 5 mencionados vereadores se colocaram ao lado dos contribuintes; merecem nossos elogios. Os demais, infelizmente, não.
    Só nos resta lembrar e adaptar a famosa frase de Cícero: “Até quando, Prefeito Jonas, abusarás da nossa paciência?”

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.