Início » Câmara de Campinas apela ao governo federal que se empenhe na recuperação das praias atingidas por óleo

1 min readCâmara de Campinas apela ao governo federal que se empenhe na recuperação das praias atingidas por óleo

A Câmara de Vereadores de Campinas aprovou ontem (29/10) moção de apelo para que o governo federal tome medidas enérgicas em relação ao vazamento de óleo que penaliza tanto a diversidade quanto os trabalhadores e moradores das regiões do Nordeste. No total, são 254 praias atingidas ao longo de 5 mil km da costa nordestina.

Para o autor da moção, o vereador Pedro Tourinho (PT) o governo federal não tem demonstrado empenho para resolver o crime ambiental. “O governo deixou os estados do nordeste à míngua. Desmontou o sistema de vigilância e reação a acidentes como esse e demorou muito pra reconhecer a gravidade do ocorrido”, disse o petista.

Vereador Pedro Tourinho é o autor da moção

Restrição à pesca

Nesta terça-feira (29/10), a União publicou instrução normativa que define, em caráter excepcional, períodos adicionais de restrições à pesca, o chamado “defeso”. O motivo é a grave situação ambiental devido às manchas de petróleo no litoral do Nordeste.

A medida é motivada pela “provável contaminação química” devido ao derramamento de óleo, de acordo com o documento. Os períodos adicionais são: de 1º a 30 de novembro e 1º a 30 de dezembro.

As autoridades brasileiras ainda não esclareceram o que levou ao surgimento do óleo nas praias nordestinas.


Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Realmente, com um desastre desse porte, e com as consequências que está provocando – e ainda vai provocar -, o governo federal teria que estar muito mais ativo na recuperação. Não fosse a sociedade se mexer, a situação estaria ainda pior.

Mais Categorias