Câmara de Vereadores

Câmara vota fim dos canudinhos de plástico

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A exemplo do que já ocorreu em São Paulo, os vereadores de Campinas iniciam hoje (22/04) o processo de votação de um projeto que prevê o fim dos canudinhos de plástico no comércio da cidade.

Pelo projeto – de autoria do vereador Rubéns Gás (PSC) – restaurantes, bares, lanchonetes, estabelecimentos similares e vendedores ambulantes serão obrigados a substituir os canudos de plástico por canudos de papel biodegradável e/ou reciclável. O projeto recomenda ainda, que o equipamento deve ser distribuído aos clientes de forma individual, embalado em material semelhante.

A votação de hoje diz respeito a legalidade, mas a matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Legalidade. Se for aprovada ainda haverá uma 2ª votação, para só então ser encaminhada para sanção do prefeito Jonas Donizette (PSB).  Os estabelecimentos terão prazo de três meses para realizarem as adequações. Os que não cumprirem podem ser punidos com  multa de até R$ 1,7 mil. 

Estacionamento

Também será votado hoje projeto que isenta do pagamento da taxa de estacionamento – cobrada por shoppings centers e hipermercados – os frequentadores que consumirem nesses estabelecimentos, pelo menos 10 vezes o valor cobrado de taxa. 

Ele terá de comprovar o consumo por meio de nota fiscal. A isenção poderá ser usada pelo cliente que permanecer, no máximo, 6 horas no centro de compras. O projeto é de autoria dos vereadores Cidão Santos (Pros) e Marcos Bernardelli (PSDB) e Zé Carlos Silva (PSB).

Foto/Rivaldo Gomes/Folhapress

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

1 Comentário

  • Essa lei dos estacionamentos é ilegal por conter vício de iniciativa. Se aprovada ela será vetada pelo prefeito. Daqui a pouco os vereadores vão fazer lei pra proibir que a gente coma só o recheio da bolacha recheada, que no prato de arroz com feijão, o feijão tem que ser colocado por cima do arroz e não o contrário, que no pingado tem que por o leite primeiro antes do café, que a picanha não pode ser mal passada, etc, etc…

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.