Administração municipal RMC

Caminhonete atropela e mata manifestante do MST em Valinhos

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

Um homem de 73 anos morreu na manhã desta quinta-feira (18/07) ao ser atropelado por uma caminhonete que avançou sobre integrantes do MST (Movimento Sem Terra) que faziam um protesto entre Valinhos e Itatiba. Além da vítima fatal, uma outra pessoa foi atingida pelo veículo. A GM (Guarda Municipal) e a PM (Polícia Militar) informaram que interditaram o local para oferecer segurança.

Na hora da ocorrência, cerca de 400 pessoas do “Acampamento Marielle Vive” participavam da manifestação pedindo instalação de rede de água na ocupação.

A vítima fatal, identificada como Luiz Ferreira da Costa, de 73 anos, era morador do acampamento, e chegou a ser levada para a UPA de Valinhos, mas não resistiu aos ferimentos. Costa fazia aulas de alfabetização de adultos. Faltavam 15 aulas para ele se formar.

O outro ferido era um cinegrafista que filmava imagens do ato.

Segundo o MST, os moradores do acampamento fecharam a estrada e forneciam mudas e folhetos para quem passava pelo local, quando uma caminhonete L200 preta, na contramão, acelerou e avançou sobre os manifestantes.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Valinhos informou que iniciou “na última quarta-feira o fornecimento de água potável aos moradores, abastecendo as caixas das unidades habitacionais que existem no local”. Ressaltou ainda que comprou um reservatório de água de 10 mil litros que será instalado na ocupação na próxima semana. Á água fornecida pelo DAEV será destinada à alimentação das famílias. Diante das tratativas, a assessoria de imprensa disse que o protesto causou surpresa à direção do Daev – empresa responsável pela gestão de água e esgoto da cidade. “Já que estas tratativas vinham sendo discutidas com as lideranças locais do movimento de forma clara e objetiva”, informou a nota. A prefeitura também disse lamentar a morte do morador da ocupação.



Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Comentários

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.