Início » Campinas e região podem voltar para fase vermelha e só atividades essenciais serão liberadas

2 min readCampinas e região podem voltar para fase vermelha e só atividades essenciais serão liberadas

O governador João Doria (PSDB) deve anunciar amanhã (03/07) que a RMC (Região Metropolitana de Campinas) vai retroceder para a fase vermelha do Plano São Paulo, quando só o funcionamento de atividades essenciais estão liberadas, como, por exemplo, supermercados, farmácias, etc.

O aumento de casos e de mortes pela covid-19 e a pressão sobre a demanda por leitos hospitalares nas 20 cidades que compõem a RMC devem balizar a decisão de impor mais restrições para conter a disseminação do coronavírus.

Atualmente Campinas e as demais cidades estão na fase laranja, que permite a abertura do comércio de rua e shoppings. Porém, Campinas decidiu fechar o comércio desde a semana passada devido ao aumento de casos e mortes por covid-19. Hoje a cidade está com 343 mortes e 8.995 casos confirmados.

Fontes de dentro do governo informaram nesta quinta-feira (02/07) que “Há previsão para essa decisão, porém, os números só serão fechados no final do dia de hoje.”

Ontem (1/07), o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que a região estava em estado de alerta, principalmente, em relação à ocupação de leitos hospitalares.

Campinas, por exemplo, tinha uma taxa de ocupação de 89,33%, sendo que dos 375 leitos de UTI exclusivos para pacientes covid-19, 335 estavam ocupados. No SUS, a situação é mais dramática, sendo que tinham apenas três leitos disponíveis na rede estadual, que inclui o HC da Unicamp e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Os hospitais da Prefeitura de Campinas estavam com todos os leitos lotados.

“O aumento de casos na região de Campinas exige cada vez mais cautela e está em estado de alerta por causa da necessidade de leitos”, disse Vinholi, ontem durante coletiva do governo do Estado. A grande preocupação é com o fato de que Campinas recebe muitos pacientes de outras cidades e a oferta de leitos está praticamente esgotada .

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Bom dia. Então Campinas recebe muitos pacientes de outras cidades e a oferta de leitos esta praticamente esgotada. Mais de 4 meses desta pandemia e a cidade de Campinas vai colapsar no atendimento, porque então estão vindos pacientes de outras cidades.

Mais Categorias