Com alta de casos de covid-19 e com 100% dos leitos de UTI ocupados em Campinas, o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), decretou fase vermelha das 21h às 5h a partir desta terça-feira (23/02). Com isso, apenas os serviços essenciais como farmácia e supermercados vão funcionar neste horário. A medida vale até 1º de março.
Bares e restaurantes vão fechar às 20h e as 21h, respectivamente. O funcionamento dos shoppings também deve se encerrar às 21h. O mesmo vale para serviços como academias, clubes, parques públicos, salões de beleza e similares e atividades presenciais em instituições de ensino.
Não quero deixar gente morrendo na fila de UTI”
Dário Saadi (Republicanos), prefeito de Campinas
A medida, segundo ele, é para evitar aglomeração de pessoas para tentar reduzir a contaminação das pessoas. O pedido é para que as pessoas usem máscaras e contato entre as pessoas. Não devem ficar mais de 15 minutos num local com mais de 10 pessoas.
A cidade tem hoje mais de 500 pessoas internadas em UTI e leitos de enfermaria por causa da covid-19.
Segundo a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, 10% dos casos de covid-19 são graves e 13% das pessoas internadas evoluem para óbitos.
De acordo com a Saúde, 10% dos internados não têm doenças associadas.
Campinas tem hoje 67.635 casos e 1.809 óbitos provocados pela doença.
Fase Amarela
Das 5h01 às 20h59, permanece em vigor na cidade a Fase Amarela. Esta fase permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios, e parques públicos, com expediente até 10 horas diárias para restaurantes e 12h para as demais. O horário de funcionamento não poderá exceder as 20h para bares e 21h para os demais serviços.
Eventos que geram aglomeração, como festas e shows, continuam proibidos.