Início » Campinas entra na fase vermelha a partir desta terça-feira, das 21h às 5h

Campinas entra na fase vermelha a partir desta terça-feira, das 21h às 5h

Com alta de casos de covid-19 e com 100% dos leitos de UTI ocupados em Campinas, o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), decretou fase vermelha das 21h às 5h a partir desta terça-feira (23/02). Com isso, apenas os serviços essenciais como farmácia e supermercados vão funcionar neste horário. A medida vale até 1º de março.

Bares e restaurantes vão fechar às 20h e as 21h, respectivamente. O funcionamento dos shoppings também deve se encerrar às 21h. O mesmo vale para serviços como academias, clubes, parques públicos, salões de beleza e similares e atividades presenciais em instituições de ensino.

Não quero deixar gente morrendo na fila de UTI”

Dário Saadi (Republicanos), prefeito de Campinas

A medida, segundo ele, é para evitar aglomeração de pessoas para tentar reduzir a contaminação das pessoas. O pedido é para que as pessoas usem máscaras e contato entre as pessoas. Não devem ficar mais de 15 minutos num local com mais de 10 pessoas.

A cidade tem hoje mais de 500 pessoas internadas em UTI e leitos de enfermaria por causa da covid-19.

Segundo a diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, 10% dos casos de covid-19 são graves e 13% das pessoas internadas evoluem para óbitos.

De acordo com a Saúde, 10% dos internados não têm doenças associadas.

Campinas tem hoje 67.635 casos e 1.809 óbitos provocados pela doença.

Fase Amarela

Das 5h01 às 20h59, permanece em vigor na cidade a Fase Amarela. Esta fase permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios, e parques públicos, com expediente até 10 horas diárias para restaurantes e 12h para as demais. O horário de funcionamento não poderá exceder as 20h para bares e 21h para os demais serviços.

Eventos que geram aglomeração, como festas e shows, continuam proibidos.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

10 comentários

  • Parece que político quer fazer carreira em cima de desgraças, os leitos deveriam estar desde abril do ano passado a disposição da população, tudo que lutamos e sofremos, foi descartado, ABSURDO

  • Engraçado! A orientação é para que não fiquemos mais de 15 minutos em locais com mais de 10 pessoas… mas é para os profissionais da Educação, mesmo os do grupo de risco, voltarem com 15 a 20 crianças por 3 horas diárias, a partir de segunda-feira… ah! e ainda cuidar dos protocolos sanitários das crianças de 3 anos… máscara, limpeza das mãos, cuidar para que não toquem uns nos outros, tudo isso a 1,5 m da criança…
    PIADA DE MAU GOSTO!!!

  • Lixo/Poste decreta fase vermelha parcial, como se estamos na fase amarela?

    Com 100% de ocupação de leitos!

    Tudo isso por causa da volta as aulas da rede publica, o lixo não quer retroceder e pressiona o governador.
    Antigamente os antigos prefeitos eram pressionados pelas grandes fabricas como Singer, Bosch, Dako, Mercedes, etc. Hoje o lixo é pressionado por donos de restaurantes e lojas de conveniência, fast foods, supermercados e farmácias. Cruzes, que decadência!

  • NA BAHIA O TOQUE DE RECOLHER É A PARTIR DAS 19 ATÉ 5 DA MANHÃ. QUEM FOR PEGO NAS RUA VAI PRESO. OU ENDRUCEMOS OU CONTIN UAMOS TAPANDO SOL COM A PENEIRA… QUEM TEM QUE FAZER LIVE É O SECRETARIO DE SAUDE E NÃO O PREFEITO. A COBRANÇA DEVE SER SOBRE O SECRETÁRIO E ELE QUE SE VIRE COM O PREFEITO. PARA QUE SERVE O SECRETÁRIO AFINAL?

  • Na saída dos shoppings, continua valendo a lotação dia ônibus??? Piada pronta… diariamente isto acontece e a Emdec fiz que fiscaliza… faça-me o favor..

  • Se o poste do Jonas não quer ver gente morrer em fila de UTI, que crie mais UTI´s simples assim. Quando perguntado na campanha como ia lidar com orçamento na saúde menor em 2021 ele respondeu “sei trabalhar com pouco dinheiro”, então se sabe trabalhar com pouco dinheiro cadê as UTI´s da AME? Hospital de Campanha nos Patrulheiros???

    Não custa nada perguntar, mas o sistema de transporte não vai parar 21hs né?? Porque a aglomeração dentro dos ônibus sempre foi liberada, seja no pico ou no vale da pandemia. Assim sendo, barbeiros, cabeleireiras, barman, lancheiros, lojistas deviam mudar seu local de trabalho pra dentro dos ônibus pra continuar colocando comida dentro de casa.

  • Um absurdo ele deixar as aulas voltarem ao presencial.Que homem insensato! Estou chocada com tanta frieza, desumanidade e indiferença!

  • Realmente, uma hora a menos no shopping vai fazer despencar a pandemia. Ou vc fica no bar até às 20h00 e aproveita a última hora para jantar.
    O pior é que estão esquecendo muito de por máscara; isso sim é gravíssimo.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.