Administração municipal GOVERNO JONAS

Campinas está entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), recebeu na manhã desta terça-feira (17/09), o prêmio que revela que Campinas é a cidade mais conectada e inteligente do Brasil em 2019, segundo o Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems e a empresa Sator.

A cidade ficou em primeiro lugar em tecnologia e inovação, em segundo quando o tema era empreendedorismo, governança em terceiro e mobilidade em quarto lugar.

Esta é a primeira que uma cidade que não é capital figura como referência entre as que estão no topo quanto ao desenvolvimento. No ano passado, Curitiba ocupava o primeiro lugar. Em 2017 e 2016, a liderança ficou com São Paulo e, em 2016, com o Rio de Janeiro.

O ranking é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Avalia 11 eixos temáticos e destaca municípios que, entre outras iniciativas, utilizam novas tecnologias para resolver problemas no trânsito, na segurança pública e na limpeza urbana.

O governo Jonas ressaltou a boa pontuação em mobilidade devido às obras dos corredores de ônibus BRT – corredores exclusivos que vão ligar a região central aos distritos do Ouro Verde e Campo Grande. A Administração também diz que o prêmio é resultado da adoção de câmeras com reconhecimento facial e já vem trabalhando com câmeras inteligentes na área de segurança e, na limpeza pública, implantou o sistema de coleta mecanizada em várias áreas da cidade.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Comentários

  • Esse prêmio da cidade de Campinas, mostra que nós munícipes, temos que analisar a Administração de um Prefeito de forma sistêmica. Não devemos condená-lo por um erro ou outro ocorrido durante o seu mandato.
    Parabéns Jonas e obrigado por levar Campinas em 2019, ao primeiro lugar no Brasil, entre as cidades Inteligentes e Conectadas.

    • Comisso, deve ser comissionado.
      O jonas tem um monte de puxa saco pra falar bem dele. Esse prêmio de cidade inteligente é uma balela.
      Cidade inteligente não deixa faltar remédio BÁSICO em posto de saúde, prefeito inteligente não dá aumento a si próprio em tempo de crise, não chama gente do PCC pra integrar gabinete.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.