Início » “Campinas não deve mandar pacientes para SP, mas medida é bem-vinda”, diz Jonas

“Campinas não deve mandar pacientes para SP, mas medida é bem-vinda”, diz Jonas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse nesta quarta-feira (08/07), que, dificilmente, Campinas vai enviar pacientes para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Capital. Hoje o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que essa unidade hospitalar irá atender paciente de Campinas e das regiões de Jundiaí, Bragança Paulista e do Circuito das Águas. Essas quatro áreas reúnem cerca de 6,5 milhões de pessoas.

“Hoje não vamos enviar pacients para SP, mas atende a nossa região, já que Campinas recebe muitos pacientes de outras cidades”, disse o prefeito. Segundo ele, dos 76 leitos de UTI do HC da Unicamp, 75% eram ocupados por pacientes de fora de Campinas. O mesmo ocorre no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

O prefeito disse que a decisão do prefeito atende a um pedido dos próprios prefeitos. “Não tinha sentido montar um hospital aqui e os prefeitos serão responsáveis por encaminhar os pacientes para SP. Eles já têm know-how em enviar pacientes de suas cidades para atedimento em outras”, ressaltou Jonas Donizette.

O secretário de saúde de Campinas, Carmino de Souza, aprovou a decisão do governador. “Vai ser um desafogo princpalmente para pacientes de gravidade intermediária”, disse ele. Ontem, Campinas estava com 89,97 dos leitos de UTI ocupados com pacientes covid-19.

O Hospital de Campanha do Ibirapuera tem 240 leitos de enfermarias e 28 de UTI.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Não sei pq mas não consigo acreditar nesse Secretário Municipal de Saúde.
    Ele é muito fraco, pode ser bom em outras coisas mas não passa segurança pra mim no que fala!

Mais Categorias