A Secretaria de Saúde tem capacidade para vacinar 5 mil pessoas por dia na campanha nacional de vacinação contra a covid-19, segundo Andrea Von Zuben, diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde). O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14/01) que a vacinação deve começar na próxima quarta-feira (20/01) ou quinta-feira (21/01).
Neste primeira fase, a imunização começa com os profisisonais de saúde, idosos com mais de 60 anos, indígenas e quilombolas. No total, são 210 mil pessoas – 60 mil profissionais de saúde e 150 mil idosos.
Andrea explicou que essas pessoas terão que fazer um cadastramento prévio para se vacinar. Pelo site da Prefeitura (http://www.campinas.sp.gov.br), pelo telefone 160 ou nos centros de saúde – esse último é para evitar.
“Como não temos a data exata do envio da vacina, há uma decisão do corpo técnico de abrir o agendamento só após a entrega certa e da quantidade do imunizante”, disse o prefeito Dário Saadi.
No total, serão oito milhões de doses – 2 milhões da Astrazeneca e 5 milhões da Coronavac – que serão distribuídas em todo o Brasil.
Quanto aos locais de vacinação, a diretora da Devisa explicou que serão abertos cinco pontos de acordo com a quantidade de vacina. Quatro deles já estão definidos: Centro de Vivência do Idoso (Parque Taquaral), Clube Círculo Militar, Escola Municipal Caic, Naed Noroeste.
A vacinação será de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h. Aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Hoje, a Prefeitura de Campinas suspendeu as férias dos profissionais de saúde devido à campanha.
Segundo o prefeito, haverá um reforço na segurança nos locais que irão armazenar as vacinas.