Início » Campinas tem apenas 8 leitos de UTI SUS disponíveis para pacientes covid-19

1 min readCampinas tem apenas 8 leitos de UTI SUS disponíveis para pacientes covid-19

O sistema público de Saúde de Campinas tem nesta quinta-feira (04/06) apenas oito leitos disponíveis para pacientes covid-19. A cidade tem hoje 232 leitos exclusivos para estes pacientes em hospitais públicos (128) e privados (104).

Dos 87 leitos de UTI Covid dos hospitais (Ouro Verde e Mário Gatti) da Prefeitura de Campinas, 82 (94,25%) estão ocupados. Apenas 5 estão livres.

Já na rede estadual a ocupação é de 92,68%. Dos 41 leitos de UTI Covid, 38 estão com pacientes internados com a doença no AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) e HC (Hospital de Clínicas da Unicamp. Nas duas unidades hospitalares restam apenas 3 leitos.

Na rede privada, do 104 leitos de UTI exclusivo para pacientes covid, 72 (69,23%) estão ocupados. São 32 livres.

“Temos feito um esforço para que o governo do Estado amplie o número de leitos da cidade”, disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que afirmou que na semana que vem irá colocar em funcionamento mais 20 leitos de UTI no Hospital Mário Gatti.

O secretário de Saúde, Carmino de Sousa, disse que tanto o AME quanto o HC tem atendido quase que exclusivamente pacientes de fora de Campinas. “A maioria dos pacientes é formada por pessoas que não moram em Campinas. Não tem nenhum problema nisso, já que o sistema SUS é universal. Estamos trabalhando para a ampliação dos leitos”, disse ele.

Dados Gerais

A cidade tem nesta quarta-feira (04/06) 721 leitos de UTI em hospitais públicos e privados. Deste total, 552 estão com pacientes, uma ocupação de 76,56%.

Deste total, 320 leitos são de UTI SUS. Destes 265, estão com pacientes. Isto significa uma ocupação de 82,81%.

A rede privada tem 401 leitos de UTI, dos quais 287 estão com pacientes internados pelas mais variadas doenças. A ocupação é de 71,57%.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias