Campinas vai para a fase amarela a partir de amanhã (08/08), quando salões de beleza, bares e academias poderão reabrir as portas. Além disso, a fase é menos restritiva e o comércio pode funcionar seis horas por dia e a capacidade de atendimento passa de 20% para 40%. O uso de máscaras de proteção contra o coronavírus, álcool em gel e distanciamento são obrigatórios.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (0708) pelo prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB). Segundo ele, a mudança da fase laranja para a amarela é fruto da retaguarda de leitos de UTI na cidade. O número de leitos na Rede Municipal passou de 90 leitos para cerca de 330 leitos. No total, a cidade chegou a 404 leitos de UTI.
O decreto com a mudança será publicado neste sábado (07/08). Além da ampliação dos horários e do aumento do público, a prefeitura vai permitir que os shoppings centers tenham horários diferenciados de abertura. Um grupo – Galleria, Iguatemi, Unimart, Spazio, Ouro Verde e Jaraguá – vai abrir as portas das 12 às 18h. Já o grupo 2, que reúne o Shopping Parque D. Pedro, Bandeiras, Campinas Shopping e Prado Boulevard – vai funcionar das 15h às 21h.
Restaurantes
Os restaurantes vão funcionar poderão funcionar das 6h às 17h, dentro do limite diário de 6 horas. Esse período não precisa ser corrido, pode dividir as seis horas em períodos . Dentro de 15 dias, os restaurantes poderão funcionar das 6h da manhã às 22h, respeitando o funcionamento diário de seis horas.
Salões de beleza
Nos salões de beleza os atendimentos devem ser pré-agendados e não é permitido que clientes fiquem no local esperando para ser atendidos. Os que estiverem dentro dos shoppings e galerias devem obedecer aos horários de funcionamentos desse estabelecimentos, com capacidade de 40%.
Academias
Permitido abrir por seis horas diárias, com capacidade de 30% e agendamento, em atividades ou práticas esportivas individuais, seguindo as medidas sanitárias. Não poderá ter atividades em grupos. Recomendado que menores de 14 e de maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades não participem.
Cursos livres
Passam a funcionar seis horas diárias, priorizando a modalidade online, com capacidade de 40%. Recomendado que menores de 14 e de maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades não participem.
Clubes
Clubes poderão reabrir para atividades individuais. Esportes coletivos como, por exemplo, volei e basquete, futebol estão proibidos.
Administração pública
Prioriza o teletrabalho, mantendo o trabalho presencial e o atendimento público limitado a 40% do setor. Deve manter o teletrabalho aos servidores com mais de 60 anos e com comorbidades.
Campinas ficou nas últimas duas semanas na fase laranja, quando o comércio funciona quatro horas e é permitida uma capacidade de 20% de pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais.
Bom Dia
Precisa corrigir este texto:
Os restaurantes vão funcionar poderão funcionar das 6h às 17h, dentro do limite diário de 6 horas. Esse período não precisa ser corrido, pode dividir as seis horas em períodos . Dentro de 15 dias, os restaurantes poderão funcionar das 6h da manhã às 22h, respeitando o funcionamento diário de seis horas.