Início » Candidatos respondem: Quais são os projetos para a área de Cultura

Candidatos respondem: Quais são os projetos para a área de Cultura

A Cultura é um ativo importante para o cidadão, mas, geralmente é legada a segundo plano pelos governantes. Devido à covid-19, os artistas sofreram o impacto econômico. Os dois candidatos à Prefeitura de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL), respondem quais são os seus projetos para a área.

Dário Saadi (Republicanos)

Dário Saadi, candidato a prefeito pelo Republicanos

Para mim, a cultura é muito mais do que entretenimento e lazer. É fundamental na construção do caráter das pessoas e na formação da cidadania. Por tudo isso, será uma política pública importante no meu governo.
Vou fortalecer o Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC e retomar editais, assim que o contexto da pandemia permitir, priorizando os projetos dedicados a levar ações e projetos culturais para as regiões mais distantes.
Para a construção e manutenção de equipamentos públicos culturais vamos fazer um planejamento de descentralização das verbas disponíveis e trabalhar muito com as parcerias público-privadas para projetos em todas as regiões, além da modernização de pontos tradicionais como a Concha Acústica e o Teatro Carlito Maia, no Bosque. Vou garantir a execução da 1ª fase da reforma do Teatro do Centro de Convivência e executar a segunda fase do projeto, que envolve os equipamentos para espetáculos, devolvendo aos campineiros esse símbolo da nossa cultura.
Vou mandar para Câmara uma lei sobre o ISS para eventos, que também irá inclui os culturais e, assim, incentivar a ampliação e atração de festivais artísticos em Campinas.
A cultura digital é a realidade da juventude e vamos investir na expansão do acesso à internet gratuita em Campinas. Já assinei um compromisso com nossa Orquestra Sinfônica para mais estrutura e apoio, quero fazer a Orquestra Jovem de Campinas e fortalecer as ações e parcerias para a recuperação do patrimônio histórico por meio da Lei do Potencial Construtivo.

Rafa Zimbaldi (PL)

Rafa Zimbaldi, candidato a prefeito de Campinas

 A Cultura está em todo lugar. Na Educação, no Esporte, na Saúde, enfim, na vida das pessoas. Vamos fortalecer a capacidade institucional da Administração Municipal no planejamento, gestão e execução das políticas voltadas ao campo cultural.

Queremos promover a participação dos agentes e organizações do setor da Cultura na formulação de projetos e atividades culturais e artísticas. Trago o compromisso de implementar o Sistema Municipal de Financiamento à Cultura (SIFIC), como mecanismo de financiamento do Plano Municipal de Cultura. Vamos modernizar a rede de equipamentos de cultura do município e reformar suas instalações. O tempo que o teatro do Centro de Convivência ficou parado e literalmente abandonado, por exemplo, foi um absurdo, a total demonstração da falta de atenção e cuidado com essa área fundamental para a vida dos campineiros.

Também vamos trabalhar para promover e valorizar práticas e atividades artísticas locais e regionais por meio dos espaços públicos existentes na cidade. Vamos ainda implementar ações de educação focadas no patrimônio histórico, cultural e nas tradições. Queremos garantir a preservação da memória do povo campineiro, para que as atuais e futuras gerações conheçam sua ancestralidade, história, costumes e tradições.

Outro compromisso é fortalecer e ampliar os processos de iniciação e formação artística e cultural através da promoção de programas, capacitações e oficinas. Além disso, é preciso aprimorar o sistema de divulgação e promoção das atividades culturais de Campinas. Nossa ideia é levar Cultura para os quatro cantos de Campinas e valorizar todas as suas manifestações. Uma cidade com mais Cultura é uma cidade mais humana.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.