Início » Carlos Sampaio fica ‘em cima do muro’ na expulsão de Aécio Neves

2 min readCarlos Sampaio fica ’em cima do muro’ na expulsão de Aécio Neves

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB/SP) se absteve de votar ontem (21/08) no pedido de expulsão do PSDB de Aécio Neves – que após uma reunião que durou cerca de cinco horas acabou livrando o seu pescoço da degola pela Executiva nacional do partido. Foram 30 votos a favor e apenas quatro foram contra o relatório do deputado Celso Sabino (PSDB-PA) que defendia a rejeição.

A decisão foi uma derrota acachapante para o governador de São Paulo, João Doria – um dos defensores da saída de Aécio da sigla. O movimento para expulsar o ex-candidato tucano à Presidência da República integra o que Doria chamou de “faxina ética” no PSDB, que no ano passado teve o pior desempenho eleitoral de sua história. Pesquisas internas mostram que as denúncias contra Aécio e a não punição refletiram nas urnas. Além disso, há a preocupação de que a permanência de Aécio no partido atrapalhe os planos eleitorais do governador de São Paulo para a Presidência em 2022. Outro também que teme reflexos negativos é o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, que disputará a reeleição. Bruno, inclusive, disse que se Aécio ficasse no partido, ele deixaria. O que fará agora?

Votaram pela expulsão, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o tesoureiro do partido César Gontijo e o secretário de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido.

Sampaio sempre foi próximo de Aécio. Claro que o seu voto não faria diferença no placar. Porém, ele não se manifestou sobre a sua decisão.

Sabino disse que não havia motivos para a expulsão de Aécio. “Deputado não tem nenhuma condenação”, disse.

O deputado de Minas Gerais é alvo de pelo menos oito inquéritos abertos após delações da Odebrecht, da JBS e do ex-senador petista Delcídio do Amaral – réu ainda não julgado. “O partido tomou uma decisão serena e democrática, não há aqui vitoriosos e vencidos”, afirmou Aécio.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

5 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Aécio Neves disse que mataria o primo.
    Vocês que votaram no Bolsonaro são os mesmos que votaram no Aécio.
    Na eleição do Aécio todos sabiam o mau caráter que ele sempre foi e votaram mesmo assim.
    Na eleição do Bolsonaro, votaram nele mesmo sabendo o mau caráter miliciano que ele sempre foi.
    Até quando, vocês, alucinados fascistas de direita, vão idolatrar bandidos?

    • Zé Ruela:

      Foi golpe, só vocês bolsominions não aceitam isso.
      Agora, vendo o governo bolsonaro, dá saudades do tempo da Dilma, e olha que ela fez MUITA cag***.
      O mundo inteiro já se tocou que o bolsonaro é um lixo, só os brasileiros bolsominions que não.

  • Serv:

    Golpe ou não golpe, aquela infeliz senhora foi tarde demais . Conseguiu a proeza de em 2 anos fazer o PIB decrescer 8%. E jogou 12 milhões na rua, de tanta besteira que fez como ” gerentona'” . Queria você que ela continuasse ? Os petistas que estavam abrigados no governo e mamando ( e roubando) com certeza queriam.

    E o Bolsonaro está dando margem para ser cassado também….que abra o olho.

    Em tempo: anulei meu voto para presidente.

Mais Categorias