Câmara de Vereadores

Caso Sanasa: vereador do PT quer que Câmara peça desculpas a Demétrio

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

O vereador Pedro Tourinho (PT) fez ontem um pedido formal à Presidência da Câmara para que o Legislativo faça um pedido formal de desculpas ao ex-prefeito Demétrio Vilagra (PT), que foi cassado em 2011, pela Casa de Leis do município.

A fala ocorreu quatro dias depois de o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) absolver Demétrio no Caso Sanasa – esquema de corrupção envolvendo a empresa de água e esgoto da cidade. O petista havia sido condenado, em primeira instância, a 13 anos de prisão por corrupção passiva.

“Foi um processo grotesco e equivocado. Tenho certeza que foi um equívoco histórico (a cassação) desta Casa. A Câmara deve emitir um pedido histórico a ele porque cassou um prefeito eleito democraticamente. “, disse ele.

O vereador Gustavo Petta (PCdoB) questionou quem seria responsabilizado pelas perdas de Demétrio. “Quem pagará todos os danos causados nas decisões judiciárias que levaram à sua prisão? Está claro que havia um cunho político”, disse ele, que afirmou que nunca duvidou da inocência do petista.

Já Jorge Schneider (PTB), disse que sempre acreditou na honestidade do ex-prefeito. “Porém, naquele momento poderia ter agido de uma outra maneira e não agiu”, disse ele.

A assessoria da Câmara ainda não retornou sobre o pedido feito por Tourinho na tribuna.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Comentários

  • É realmente um caso para se pensar. Muita gente tinha certeza da inocência do Demétrio mas a Câmara foi no embalo. Ele que peça, na Justiça, desculpas e ressarcimento.

  • Dizem que a justiça tarda mas não falha.
    Na verdade, a justiça tardia é falha sim. Se ele é inocente, foi deposto de forma injusta e isto mudou a história desta cidade.
    Um pedido de desculpas por parte da câmara não vai mudar nada, embora a simbologia seja forte.

  • Há um equívoco na dedução do Vereador, pois o Demétrio não foi cassado por desvios , mas o relatório final foi claro da omissão nas vêzes em que assumiu a Prefeitura e não corrigiu os desmandos, ou seja, foi cassado pela omissão. Não existe uma linha que fale em cassação por corrupção dele.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.