MEIO AMBIENTE RMC

Cetesb multa refinaria de Paulínia por acidente

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A Cetesb – o órgão ambiental do Estado – anunciou ontem a aplicação de multa de R$ 1 milhão contra a Refinaria da Petrobras, em Paulínia, por conta do acidente registrado na semana passada, quando uma tubulação de ar comprimido se rompeu, provocando a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo a notificação o acidente causou intensa emissão de poluentes (fumaça preta e material particulado) pelos “flares” (tochas de queimadores de gases) e chaminés de unidades industriais da Replan, localizada em Paulínia.

As emissões, que aconteceram em consequência da parada abrupta de operação das unidades da refinaria, no dia 1º, tiveram prolongada duração, causando inconvenientes à população. O acidente aconteceu por volta das 13 horas, mas as emissões de gases se prolongaram até 23h30, segundo avaliação da Cetesb.

Entre outras exigências, a Petrobras deverá adotar providências adequadas para impedir a emissão de poluentes na atmosfera durante a partida das unidades produtivas, em quantidades que possam causar riscos à saúde humana.

Deve, ainda, comunicar à Cetesb quaisquer situações que possam provocar riscos à saúde humana. Além disso, deve revisar procedimentos operacionais da refinaria.

Texto: Tote Nunes

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.