O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) recebe nesta quinta-feira (19/09) ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As autoridades vão acompanhar o ministro Marcos Pontes numa visita técnica ao Sirius, laboratório de fonte de luz síncrotron de 4ª geração, que está em fase final de montagem em Campinas/SP.
Segundo a assessoria de imprensa, o grupo vai conhecer detalhes do maior e mais complexo projeto brasileiro de ciência do Brasil. Uma infraestrutura de pesquisa projetada para gerar luz de altíssimo brilho, necessária para investigar nos menores detalhes a estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos em busca de soluções para grandes desafios nas mais diversas áreas, como energia, produção de alimentos, saúde e defesa.
A previsão de abertura das estações experimentais do Sirius à comunidade científica em 2020, o Brasil será o primeiro país dos BRICS a contar com uma fonte de luz síncrotron de quarta geração. Atualmente, apenas a Suécia opera máquina da mesma categoria – de última geração.
Foto: Divulgação / CNPEM
Adicionar comentário