Início » CNPEM recebe visita de ministros do BRICS

CNPEM recebe visita de ministros do BRICS

O CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) recebe nesta quinta-feira (19/09) ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  As autoridades vão acompanhar o ministro Marcos Pontes numa visita técnica ao Sirius, laboratório de fonte de luz síncrotron de 4ª geração, que está em fase final de montagem em Campinas/SP.

Segundo a assessoria de imprensa, o grupo vai conhecer detalhes do maior e mais complexo projeto brasileiro de ciência do Brasil. Uma infraestrutura de pesquisa projetada para gerar luz de altíssimo brilho, necessária para investigar nos menores detalhes a estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos em busca de soluções para grandes desafios nas mais diversas áreas, como energia, produção de alimentos, saúde e defesa.

A previsão de abertura das estações experimentais do Sirius à comunidade científica em 2020, o Brasil será o primeiro país dos BRICS a contar com uma fonte de luz síncrotron de quarta geração. Atualmente, apenas a Suécia opera máquina da mesma categoria – de última geração.

Foto: Divulgação / CNPEM

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.