Início » Com racionamento, Valinhos compra água de Campinas

Com racionamento, Valinhos compra água de Campinas

Sob um racionamento há três meses, Valinhos vai comprar água de Campinas. Os prefeitos de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) e de Valinhos, Capitã Lucimara, assinaram nesta terça-feira (30/11) um contrato que prevê o fornecimento de 25 litros por segundo de água potável, totalizando 800 mil m³ (metros cúbicos) por um período de 12 meses.

O valor total do contrato é da ordem R$ 300 mil mensais. A Sanasa cobrará R$ 4,81 pelo metro cúbico.  A água será levada por uma tubulação de PVC, com diâmetro de 200 milímetros e 696 metros de extensão implantada pela Sanasa.

“Quando os poderes públicos de duas cidades se unem, quem ganha é a população, não houve interesse de ganhar dinheiro por parte da Sanasa, que levou em conta apenas o custo com a captação, o tratamento e a distribuição”, ressaltou o prefeito de Campinas.

A previsão é que o fornecimento inicie ainda nesta semana, com expectativa de começar a partir de 3 de dezembro, a partir da linha de alimentação de Campinas para Valinhos, que fica próximo ao Condomínio Vista Valley, no bairro Chácaras das Nações.

A expectativa é a de que a partir da compra de água a granel a Valinhos – e se forem mantidas na cidade as captações atuais nos modais de abastecimento (mananciais interno, externo e nos sistemas isolados) – há a possibilidade de cessar o racionamento.

A prefeita Capitã Lucimara afirmou que o fornecimento de água para Valinhos terá início nos próximos dois dias. “Falta apenas instalar o macromedidor e fazer a desinfecção da rede. Graças à boa vontade da Prefeitura de Campinas e da Sanasa conseguiremos suprir essa demanda da população valinhense”, disse ela.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.