Início » Consulta sobre Escola Cívico-Militar será na quinta

1 min readConsulta sobre Escola Cívico-Militar será na quinta

A Secretaria de Educação marcou para próxima quinta-feira (05/11), às 11h, a consulta à comunidade escolar para transformar a EMEF Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, em Escola Cívico-Militar, programa do governo federal que vai implantar, em 2020, 54 unidades escolares com esse modelo no Brasil.

A população poderá participar, mas apenas os integrantes da comunidade escolar – pais, alunos e funcionários – terão direito ao voto.

A escola foi escolhida porque atende aos critérios exigidos pelo MEC (Ministério de Educação) como, por exemplo, menor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ser uma unidade do 6º ao 9º ano, ter entre 500 e 1000 alunos e estar localizada uma área de vulnerabilidade social.

A unidade escolar tem 775 alunos e 45 funcionários.

O novo modelo educacional será adotada a partir do ano que vem.

Repúdio

Amanhã, às 15h, o vereador Gustavo Petta (PCdoB) entrega ao MP (Ministério Público) um manifesto em defesa da escola pública, democrática, gratuita, laica, de gestão pública e de repúdio à instalação de escola cívico-militar em Campinas. O documento é assinado por várias entidades como, por exemplo, Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Adunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), UCES (União Campineira dos Estudantes Secundaristas), Sinpro (Sindicato dos Professores).

No documento, os educadores dizem que “a ‘opção’ por uma escola pública militarizada não é uma questão de responsabilidade dos pais exclusivamente, ou de ‘foro íntimo’. Este é um debate de todos os professores, estudantes, pais e da comunidade do entorno da escola”.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Sou mãe de alunos no Odila Maia Rocha Brito! Estou muito feliz e tenho conversado com vários pais que também estão muito contentes com a escolha da escola para ser cívico militar! Tenho certeza que vai melhorar e muito a educação o comportamento dos alunos! Pois aqui a muito tempo ordem e regras tem fugido das mãos da direção! Acredito no futuro do meu bairro e apoio totalmente essa escolha!

Mais Categorias