Início » Contra coronavírus, Jonas vai adotar feriadão na semana que vem

1 min readContra coronavírus, Jonas vai adotar feriadão na semana que vem

O prefeito de Campinas vai antecipar feriados municipais na semana que vem para tentar aumentar a taxa de isolamento social na cidade, que vai começar na segunda-feira e vai até a quarta-feira. O projeto de Lei será enviado para a Câmara e será votado até sexta-feira (22/05).

Na segunda-feira (25/05) será o feriado estadual antecipado pelo governo João Doria (PSDB). Na terça-feira (26/05) e quarta-feira (27/05) serão descansos das datas municipais – antecipação de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20/11).

“Não estou mexendo nas celebrações religiosas, apenas mudando a data do calendário”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB).

O foco da medida é aumentar a taxa de isolamento social. que na semana passada estava abaixo de 50%.

“Na medida em que o isolamento foi caindo, o número de casos está subindo. O objetivo deste feriado é aumentar a taxa de isolamento. Não é para passear. É para ficar em casa. Essa decisão de hoje vai refletir em junho”, disse o secretário de Saúde, Carmino de Souza.

O objetivo é impedir uma sobrecarga no sistema de saúde. “Um paciente de covid-19 fica até 14 dias internada. Há casos que ficam até 40 dias”, ressaltou Carmino.

Dos 691 leitos de UTI, 505 estão ocupados nesta terça-feira (19/05). Segundo as autoridades sanitárias, uma ocupação de 73,08% já acende o sinal vermelho.

Estradas

O prefeito também disse que vai enviar ofício para o comando da Polícia Rodoviária para que aumente a fiscalização durante o feriadão em São Paulo para impedir que haja um êxodo de pessoas da Capital para o interior.

Câmara

Jonas disse que pediu para que a Câmara vote a proposta em regime de urgência. A Câmara deve votar a proposta na quinta-feira (21/05) ou sexta-feira (22/05).

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

3 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • A intenção de antecipar feriados é, no mínimo, patética. No dia 06/05/2020 o Sr prefeito pretendia REABRIR a cidade (ou era apenas encenação???) e agora, 14 dias depois, COPIANDO o governador e o prefeito de SP, tenta antecipar feriados.
    Sr prefeito, qual a base técnica/científica??? Onde estão os estudos que demonstram a eficácia da medida??? Ação apenas para “agradar” o governador???

Mais Categorias