Início » Corrupção afasta jovens das urnas

Corrupção afasta jovens das urnas

O número de jovens com título de eleitor caiu do ano passado para 2011, de acordo com dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. Segundo Cláudia Sperb, chefe da 33ª Zona Eleitoral de Campinas, um dos motivos que afastam novos eleitores é a corrupção, que leva ao desinteresse pela política.Cláudia afirma que a situação política muitas vezes não motiva os jovens. “Existe uma falta de credibilidade.

O jovem acha que não vai fazer diferença na situação que o país se encontra, o que, na verdade, é o contrário. Ele que tem o poder de fazer a situação mudar”, explica.No último mês de agosto, o total de eleitores com 16 anos foi de 1.735 em Campinas, ante 1.915 em julho do ano passado, às vésperas das eleições presidenciais, queda de 10%. A mesma curvatura pode ser identificada na faixa etária de 17 anos. Em 2010, o TRE registrava 4.441 eleitores e, em  agosto de 2011, o número caiu para 3.857, 14% a menos.

Semana do alistamento

Para tentar atrair mais eleitores, principalmente na faixa etária mais baixa, o TRE realiza até a próxima sexta-feira, a Semana do Alistamento Eleitoral. Durante o período, o  horário de funiconamento dos cartórios eleitorais será mais extenso: das 9h às 17h. A procura ainda é pequena, segundo Sperb, até pelo desinteresse apresentado pelos jovens em relação a politica.O jovem que solicitar o título pela primeira vez deve levar documento de identificação – RG, carteira profissional, certidão  de nascimento ou casamento.

Para maiores de 18 anos, é exigida a quitação do serviço militar. A medida busca também fazer com que eleitores antecipem a procura dos cartórios, estando em situação regular para as eleições municipais de 2012.O atendimento pode agendado pelo sistema Título Net, pelo site: www.tre-sp.jus.br e as dúvidas sanadas pelo telefone (11) 2858-2100 ou 148.

Fonte: Jornal Metro Campinas

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.