IMPEACHMENT

CP: leitura supera as 6h e cria momentos constrangedores

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

A leitura do relatório da Comissão Processante que vai decidir sobre a cassação ou não do prefeito Jonas Donizette (PSB) está sendo transmitida ao vivo pela TV Câmara desde às 17h e, além de enfado e aborrecimento para a maior parte da plateia, também tem proporcionado momentos que beiram risível.

Os vereadores estão sendo obrigados a reproduzir literalmente o que está escrito nos relatórios do MP, entre eles, os trechos onde estão as escutas feitas pelo Gaeco. E neste ponto aparecem momentos constrangedores.

Em muitas dessas escutas, diretores da Vitale, lobistas e interessados em obter vantagens com o dinheiro público, foram flagrados falando ao telefone entre si, numa linguagem informal, mas muitas vezes as conversas descambaram para os palavrões e até expressões obscenas.

Por volta das 22h50, por exemplo, o vereador Juscelino da Barbarense lê a transcrição de uma conversa entre os diretores da Vitale, Hélio Frank e Fernando Vitor, em que se referem ao secretário de Saúde, Cármino de Souza como “fdp”. Em outro momentos eles dizem “o secretário é uma bosta; o prefeito é uma bosta”, descreve o vereador, até que foi alertado pelo presidente Marcos Bernardelli, de que poderia pular adjetivos como esses.

Num trecho sobre o delator do esquema Daniel Câmara, vereador Zé Carlos Silva, se viu obrigado a falar a expressão “está na hora de botar o p… na mesa”. Em outro trecho ele reproduz “caralho”.

Em outro trecho, o vereador Pastor Elias também se viu obrigado a reproduzir trechos em que os réus usaram expressões como “putinha”. Num momento em que percebeu que iria falar outro palavrão, o pastor recuou e escapou. “Coisa feia”, definiu.

Ailton da Farmácia, Campos Filho também foram levados a falar palavrões de forma involuntária.

A previsão é a de que a leitura atravesse a noite toda e a manhã de amanhã para só terminar no meio da tarde; por volta das 15 horas. A expectativa é que a votação esteja encerrada até as 19h de amanhã.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

1 Comentário

  • NOVA MOBILIZAÇÃO do PSB Campinas – HOJE – 17h00

    Presença na Câmara Municipal para a votação do relatório da CP

    Data: hoje (27/02) – quarta-feira
    Local: Plenário da Câmara Municipal de Campinas, na Av. Eng. Roberto Mange, 65, Vila Marieta, Campinas
    Horário: 17h00

    A todos os filiados, como deliberado na reunião de 25/02/2019, estão todos convocados para acompanharmos a leitura e votação do relatório da Comissão Processante. É fundamental a nossa participação, como sempre fizemos.

    Nos próximos dias haverá mais necessidade de mobilização e contamos com seu apoio.

    Estamos prestes a terminar essa travessia, vamos todos nos empenhar uma vez mais!

    Sua presença faz a diferença.

    ASSINADO: GRUPO DO ZAP ZAP – COMISSIONADOS E FILIADOS

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.