Caso Sanasa

Dr. Hélio obtém vitória na Justiça

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

Cassado em 2011 por omissão nos episódios de fraudes em licitações na Sanasa apontadas pelo MP (Ministério Público), o ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos obteve ontem uma vitória na Justiça.  

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Napoleão Nunes Maia Filho,  determinou o trancamento da ação popular de 2011, que pedia o bloqueio de bens de Hélio,  para pagar eventuais prejuízos que poderiam ter sido provocados nos cofres públicos por um convênio firmado pela prefeitura com o Instituto Ciudad. Na prática o trancamento significa extinção da ação. 

Segundo denúncia da época, o Instituto Ciudad seria composto por entidades com fins lucrativos, como escritórios de advocacia,  e só poderia ser contratado por licitação, o que não ocorreu.

No despacho, o ministro argumenta que esse tipo de ação caberia ao Ministério Público. A ação pedia devolução de  R$ 900 mil que já haviam sido repassados. O convênio previa repasse de R$ 3,9 milhões. 

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.