Administração municipal Câmara de Vereadores Eleições

Eleições Indiretas: O ‘Xis’ da Questão

A eleição é indireta e será no dia 10 de abril. Mas todas as articulações políticas são feitas de olho no pleito de outubro – quando será escolhido o prefeito pelos próximos quatro anos. Explico. A grande preocupação dos partidos, principalmente de pré-candidatos como Jonas Donizette (PSB), é que o prefeito eleito ao mandato-tampão faça um bom governo e se cacife para ser candidato também às eleições de outubro. E isso faria sombra aos candidatos, mesmo que estes, como Donizette, tenham grandes chances de saírem vitoriosos nas urnas.

De mãos dadas

E a escolha do nome do vereador Arly de Lara Rômeo (PSB) cumpre esse papel. Fazer frente à candidatura de Pedro Serafim (PDT). Tanto que o PSB se uniu ao PCdoB e ao PPS. Tentam uma coligação para não deixar Serafim ganhar no W.O, já que hoje ele teria boas chances de sair vitorioso. A oposição reclama ainda que Serafim tem a máquina nas mãos e isso o beneficia, já que ele tem nomeado muitos apadrinhados dos vereadores. O governo nega e diz que é em “nome da governabilidade.”

PMDB sai menor do que entrou

Com o condão de nomear o cabeça de chapa na coligação da oposição, o PMDB saiu muito menor do que entrou na articulação política pelas indiretas. Sem conseguir consenso entre os cinco vereadores da bancada, a saída foi abrir mão tanto de indicar o candidato a prefeito quanto de compor uma chapa com Pedro Serafim no cargo de vice.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.