Início » Eleitores escolhem hoje Dário Saadi ou Rafa Zimbaldi para governar Campinas

Eleitores escolhem hoje Dário Saadi ou Rafa Zimbaldi para governar Campinas

Neste domingo (29/11), 843.433 eleitores de Campinas que estão aptos a votar irão escolher entre Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL) para administrar Campinas pelos próximos quatro anos.

A metrópole é considerada uma cidade com vocação tecnológica e de pesquisa, com muitos indíces positivos como um PIB per capita de 49,9 e um IDHM de 0,805, segundo o IBGE. Mas tem desafios imensos na área de saúde, educação e segurança.

Ao invés de propostas para a gestão da cidade, o que se sobressaiu neste segundo turno foi a guerra entre os dois candidatos, uma verdadeira “rinha de galos”.

Veja abaixo o perfil dos dois candidatos.

Quem é:

Dário Saadi (Republicanos)

Médico e ex-vereador, Dário Saadi (Republicanos) concorre pela primeira vez a Prefeitua de Campinas

Paulista de Pedregulho, Dário Saadi tem 57 anos e é pai de dois filhos.
Campineiro de coração e de fato desde 1982, quando ingressou no curso de Medicina da PUC- Campinas e nunca mais deixou a cidade. Tornou-se urologista e atua no Sistema Único de Saúde – SUS e na rede privada. Foi escolhido pelo Prefeito Magalhães Teixeira para presidir o Hospital Mario Gatti. Eleito vereador por quatro mandatos, foi presidente da Câmara Municipal e do Parlamento Metropolitano. Em 2015 assumiu a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas onde desenvolveu ampla gestão de eventos e equipamentos públicos de esportes.

Rafa Zimbaldi (PL)

Deputado estadual Rafa Zimbaldi disputa pela primeira vez a Prefeitura de Campinas

Tem 39 anos e é formado em mecatrônica. Crescendo em meio à vida pública, em 2005, foi eleito vereador de Campinas com apenas 23 anos. Teve quatro mandatos no Legislativo Municipal, sendo presidente da Câmara por duas vezes. Nesse período, fez revisão de contratos, cortou gastos e cargos comissionados. Em 2018, foi eleito deputado estadual, sendo o mais bem votado em Campinas.

A votação

Em Campinas, as votações irão ocorrer em 263 escolas e 2201 urnas. O horário será das 7h às 17h, sendo ampliada em uma hora. A Justiça Eleitoral recomenda que o horário das 7h às 10h seja destinado às pessoas com mais de 60 anos para evitar aglomerações.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

3 comentários

  • Pesquisa espontânea
    O Ibope tratou da intenção de votos espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados. Veja os resultados:

    Dário Saadi: 33%
    Rafa Zimbaldi: 25%
    Outros: 1%
    Branco/nulo: 28%
    Não sabe/não respondeu: 13%

    Portanto, o Sr Branco Nulo das Abstenções irá ganhar disparado.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.