O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), está em Brasília como representante da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) para defender a inclusão de estados e municípios na Reforma da Previdência, que está sendo votada na Câmara de Deputados nesta quarta-feira (10/07).
Segundo ele, foram apresentadas duas emendas: uma que inclui apenas os municípios e é de autoria do deputado Ronaldo Santini (PTB) e outra, do deputado Marcel Van Hattem (Novo) que inclui os municípios e estados. “Estou apoiando mesmo essa dos municípios. A posiçáo de alguns governadores prejudicou muito. “, disse ele.
O prefeito também disse que a tendência é que a entrada de estados e municípios na reforma vá para o Senado. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), está tentando fazer com que o assunto seja tratado na outra Casa para não impedir a aprovação na Câmara. Se for levado ao Senado e aprovado lá, o destaque volta para a Câmara para ser votado novamente. “Mesmo assim vou insistir na primeira emenda (Santini)”, disse o prefeito.
Ele passou mensagens para os prefeitos ligarem aos seus deputados e pressionarem para apoiarem a inclusão dos municípios no projeto.
Voto fechado
O fato de o PSB ter fechado voto contra o projeto da Reforma da Previdência não afeta o apoio dado do prefeito à matéria. “O partido fechou questão, mas estou administrando uma cidade e enfrento a realidade administrativa e sei o que significa (a reforma) pra Campinas e outros municípios. Estou no PSB há muito tempo e sou conhecido dentro do partido por ter uma posição moderada. O meu posicionamento não me trará problema”, disse ele.
Ele disse ainda que era defensor para que o partido publicasse um posicionamento (contrário ou favorável) sobre a Reforma da Previdência, mas que não fechasse questão. O PSB definiu pelo voto contrário à proposta. O deputado que votar contrário à orientação do partido pode ser punido pelo legenda. “Mesmo com fechamento de questão, teremos alguns deputados que votarão favorável à proposta. Depois o partido vai avaliar. Não queria que fechasse questão quanto ao voto”, disse o prefeito e presidente da FNP.
Só para lembrar ele nunca foi PSB e sim PSDB fica a dica