Início » Em Pedreira, candidato a prefeito pode ser eleito com apenas um voto

1 min readEm Pedreira, candidato a prefeito pode ser eleito com apenas um voto

As eleições em Pedreira, cidade na RMC (Região Metropolitana de Campinas), vão ganhar um componente inusitado. Com apenas uma chapa concorrente, o ex-prefeito Hamilton Bernardes, do PSB, poderá ser eleito com apenas um voto.

É que a legislação eleitoral prevê que só podem ser contados os votos válidos e que serão desconsiderados os votos em branco e nulos. Com isso, se somente ele for às urnas no dia 2 de outubro, o seu voto é considerado como 100% dos votos válidos. Bernardes – que já ocupou o cargo por duas vezes como chefe do Executivo de Pedreira e que até o primeiro semestre deste ano foi secretário de Finanças em Campinas – disse que os partidos entenderam que se trata de um movimento de união pela cidade.

“Foi um processo natural. Os candidatos acharam que deveriam me apoiar para que, juntos, a gente trabalhasse pela cidade”, afirmou. Hamilton lidera uma coligação que reúne 19 partidos, entre eles o PSD do atual prefeito, Carlos Pollo.

A coordenadora da zona eleitoral de Pedreira, Eleine Negreiros Barbosa, não soube dizer se em alguma outra eleição se deu algo parecido com isso. “Realmente, trata-se de uma situação absolutamente inusitada”, reconheceu ela.

Texto: Tote Nunes

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias