Início » “Em três semanas casos de covid-19 devem começar a cair”, diz secretário de Saúde

1 min read“Em três semanas casos de covid-19 devem começar a cair”, diz secretário de Saúde

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, disse nesta sexta-feira (10/07) que a expectativa é de que, em três semanas, os casos e mortes po covid-19 comecem a reduzir na cidade. Segundo ele, as curvas de ocupação dos leitos de UTI e do número de novos casos da doença estão com tendência de baixa. Campinas tem hoje 437 casos e 11.536 casos confirmados da doença.

Segundo ele, a dinâmica da doença em outros locais demonstram que ela tem um curso de oito semanas e, dependendendo da ação tomada antes deste platô, há uma queda no número de casos e mortes. O segundo critério é que a pressão sobre os leitos de UTI para pacientes covid-19 também tem demonstrado viés de baixa. Nesta semana, começaram a funcionar 20 novos leitos de UTI nos hospitais Ouro Verde e HC da Unicamp. Além disso, pacientes da região passaram a ser enviados para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Capital.

É a nossa expectativa baseada em estudos técnicos, cálculos matemáticos e observação sobre o comportamento da doença em outros locais. Não é triunfalista”

Carmino de Souza, secretário de Saúde

Carmino disse ainda que essa perspectiva de melhora não significa que os hábitos de enfrentamento à pandemia devem permanecer. “Distanciamento social, uso de máscara e de higiene (álcool em gel) devem ser constante independemente do que vai acontecer no futuro.Enquanto não tiver uma solução mais definitiva, esses cuidados são fundamentais”, disse ele.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Deveriam usar os feriados agora que os casos estão aumentando e não como foi feito, antecipando os feriados naquele momento em que não precisávamos. Os casos agora estão subindo e daqui a três semanas vão estar 50% pior que hoje. Pode anotar, hoje temos 11.536 casos confirmados da doença, vai ter pelo menos 16 mil casos no dia 1/8

  • E ai secretário, engoliu o que falou?
    Passadas as 3 semanas, Campinas hoje passa dos 18 mil casos de covid-19; mortes chegam a 711.
    Acho que seus cálculos estavam errados ou posso acreditar que não sabe do que fala?

Mais Categorias