A EMEF Odila Maia Rocha Brito, no Jardim São Domingos, é a escolhida para a consulta à comunidade escolar para se transformar numa Escola Cívico-Militar, projeto do governo federal que vai implantar 54 modelos destas unidades escolares no Brasil. Campinas é a única cidade do estado de São Paulo que foi escolhida para ter a escola militar.

A prefeitura informou que essa unidade escolar atende aos critérios exigidos pelo MEC (Ministério de Educação) como, por exemplo, menor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ser uma unidade do 6º ao 9º ano, ter entre 500 e 1000 alunos e estar localizada uma área de vulnerabilidade social.
O governo Jonas Donizette (PSB), porém, ressaltou que o martelo será batido após a Secretaria de Educação ouvir os pais e a comunidade para saber se eles querem a mudança para escola cívico-militar
A escola tem 775 alunos e 45 funcionários, incluindo os professores.
Segundo a assessoria de imprensa da Educação, a data para a consulta ainda não foi definida.
Modelo
O MEC vai disponibilizar R$ 1 milhão para a prefeitura implantar o novo modelo, que será de responsabilidade de militares. A verba será investida no pagamento de pessoal ou na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar, uniformes, reformas, entre outras pequenas intervenções.
De acordo com o MEC, o modelo vai abranger as áreas de:
- didático-pedagógica: com atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem preservando as atribuições exclusivas dos docentes;
2) educacional: pretende fortalecer os valores humanos, éticos e morais bem como incentivar a formação integral como cidadão e promover a sensação de pertencimento no ambiente escolar;
3) administrativa: para aprimorar a infraestrutura e a organização da escola e, consequentemente, a utilização de recursos disponíveis na unidade escolar.
Tomara que seja implantada.
Tomara que seja implantada, especialmente na escola escolhida.
Vcs não têm arrepios ao ver a foto, com as criancinhas iguaizinhas vestidinhas com esse uniforminho que parece uma fardinha? Eu fico até com os pelos da nuca arrepiados…
Pelo na nuca me da, é quando vejo professores (as), diretores (as) sendo agredidos por pseudo adolescentes, isso tudo por causa do marxismo cultural que fora enraizado nas escolas.
Ótima iniciativa.
Deus queira que os pais sejam favoráveis e não sofram influência de profissionais que querem continuar na mesmice.
Em alguns anos a diferença para melhor será tamanha que muitos pedidos de transferência para esta escola acontecerão.
Apenas mais uma invenção do bandido do planalto.
Qualquer escola com verba decente será autossuficiente e irá figurar entre as melhores do país.
A escola militar tem apenas viés ideológico, desse bando que vive combatendo quem pensa diferente deles, é o ônus de ter colocado essa quadrilha de milicianos no planalto.
Seus filhos devem estudar no particular né??? Pq para vc falar essa quantidade de baboseira…
Bandido do Planalto? Ei acooooooooooooooooooorda o Lula e nem a Dilma estão mais lá
É óbvio que haverá melhoria no nível da escola. Mas não pela militarização, e sim pelo investimento de 1 milhão feito nela!
Acorda povo, antes que seja tarde demais…
Exato!
Em qualquer escola se investido 1M ela melhora.
Perfeito o comentário
Escolher uma escola, onde o poder publico se omitiu por 40 anos de executar as politicas publicas é um fato curioso. Colocar a policia pra gerir o que o poder executivo não deu conta é assinar o atestado de incompetência de todos os governantes que sentaram na cadeira de prefeito.
Colocar policia em uma região dominada pela criminalidade é levar o risco de mais violência para dentro da escola.
Governo incompetente é isso, onde ele falha, coloca policia.
Pode levar esse projeto, para E.M.E.F João Alves dos santos.
A iniciativa é muito boa, independente de governo ser corrupto ou não, independente do governo nunca ter feito nada por essa escola. Vamos pensar agora nas crianças e adolescentes, nas melhorias que serão feitas, e elas, serão beneficiados com isso.