Economia

Emprego em Campinas reage, mas fica abaixo da média do país

O saldo do emprego formal em Campinas no primeiro semestre de 2017 fechou em 863 demissões. O número continua negativo, mas já mostra recuperação da economia, já que é a menor baixa desde 2014. No ano passado, o primeiro semestre terminou com 10.143 demissões. Já em 2015 foram 4.595 postos fechados. O saldo positivo de contratações ocorreu em 2014, com 2.285 novas vagas ocupadas. Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho.

Campinas ainda tenta voltar ao patamar positivo de abertura de vagas. Cenário que já pode ser verificado no Estado de São Paulo e também no país. No estado foram abertas 61.843 postos (saldo entre demissões e contratações). Já no cenário nacional, a alta é de 67.358 postos, também melhor para o período desde 2014.

Segundo Roberto Brito de Carvalho, o professor de economia da PUC-Campinas, os números negativos de Campinas, entre outros fatores, têm relação com o perfil da economia da cidade. “Precisamos analisar com calma os números. Podemos dizer que um dos fatores é que a composição da força de trabalho pautada por um setor de serviços de nível de sofisticação elevada faz com que Campinas demore mais para apresentar resultados, porque são áreas que demandam um investimento grande.”.

Quanto ao cenário nacional, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirma que os dados mostram que “a economia dá sinais de recuperação”. “É melhor que seja gradual, em patamares menores, do que termos uma bolha. Isso nos dá a sinalização de que a economia se recupera de forma positiva”, disse.


Junho

Campinas fechou junho com 1.058 demissões enquanto o Estado de São Paulo totalizou 983 contratações. O Brasil abriu 9.821 vagas formais de emprego em junho, terceiro saldo mensal positivo consecutivo. O resultado, no entanto, foi mais uma vez fortemente influenciado pelo setor agropecuário e mostra que o mercado de trabalho ainda está distante de uma recuperação mais consistente.
METRO com metro campinas

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.