JUSTIÇA

Ex-deputado estadual e ex-vereador são condenados por nepotismo cruzado

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

O ex-deputado Feliciano Nahimy Filho e o ex-vereador de Campinas, Vicente Carvalho foram condenados por nepotismo cruzado após ação de improbidade do promotor Angelo Carvalhaes.

Eles terão de pagar multa e tiveram os direitos políticos suspensos por três anos, além de estarem proibidos de contratar com o poder público por igual período. De acordo a petição inicial, um inquérito civil apurou que Carvalho, enquanto vereador, nomeou Gilberto Nahimy , além de duas sobrinhas de de Feliciano para exercerem cargos em comissão.

Em contrapartida, Feliciano, à época deputado estadual, nomeou para a função de assessor técnico parlamentar em seu gabinete um irmão de Vicente Carvalho, caracterizando o nepotismo cruzado.

Para o promotor, os atos violaram princípios constitucionais que regem a administração pública sobretudo os da moralidade, impessoalidade, legalidade e igualdade

Na sentença, o Judiciário considerou que “não é necessária prova do elemento subjetivo (acordo de vontades), pois este se depreende da reciprocidade das nomeações e da proximidade ou concomitância das datas de exercício dos cargos comissionados, acrescidos, no caso, da incontroversa amizade e afinidade política” entre Feliciano e Carvalho.

Outro lado

O deputado Feliciano Mahimy considerou a decisão “absurda”. Segundo ele, quando o irmão de Vicente Carvalho trabalho em seu gabinete, “Vicente nem sonhava em ser vereador”, disse. “Acho que a interpretação do promotor é totalmente equivocada”, afirmou. O ex-deputado disse que vai recorrer.

Feliciano cumpriu dois anos de um mandato de vereador em Campinas. Logo depois, foi eleito por três mandatos como deputado estadual. Nas últimas eleições, concorrendo pelo PRP, obteve 82 mil votos, mas não foi reeleito.

Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Atenção

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da autora do blog. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. A autora poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Comentários

  • Eu continuo querendo uma explicação de porque o Deputado Carlos Sampaio nomeou na secretaria de esporte de Paulínia o comissionado José Edgard Raffi Kaysel pai da Juliana Kaysel esposa do vereador Marcelo Silva muito estranho isso. Qual seria o acordo ? Será que a troca de favores é para unir forças e conquistar a Prefeitura em 2020. Essa politica é muito suja o Carlão dorme com um e anda abraçado com outro, onde isso vai parar.

    • Nomeação está perdendo o rumo veja por exemplo na Ceasa o Deputado Carlos Sampaio colocou a assessora Andria e sua filha Gabriela o assessor Roberto Sasaki o boca é cunhado do gerente de licitações Claudemir Monteiro talvez não seja nepotismo mas não deixa de ser falta de ética e moralidade usar órgão público para seus clãs particulares toma vergonha Carlos Sampaio

  • Nomeação está perdendo o rumo veja por exemplo na Ceasa o Deputado Carlos Sampaio colocou a assessora Andria e sua filha Gabriela o assessor Roberto Sasaki o boca é cunhado do gerente de licitações Claudemir Monteiro talvez não seja nepotismo mas não deixa de ser falta de ética e moralidade usar órgão público para seus clãs particulares toma vergonha Carlos Sampaio

    • Se fosse só isso tava bom o pior é o presidente Wander Vilauba a mando de Carlos Sampaio ceder área na Ceasa sem licitar para Distribuidora Sul Mantiqueira que sempre foi parceira nas campanhas de Carlos Sampaio é só olhar nos fornecedores de campanha 2014 tá lá Distribuidora Sul Mantiqueira que absurdo sem contar as empresas laranjas que vem do amigo e maior doador da campanha do Carlão o senhor Geraldo Antonio Baraldi cade o MP

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.