Início » Ferramenta ajuda eleitor a encontrar candidato mais próximo de seu perfil

Ferramenta ajuda eleitor a encontrar candidato mais próximo de seu perfil

Se você tem dúvidas sobre quem votar para a Câmara de Vereadores de Campinas ou de outras quatro cidades do Brasil, uma ferratamenta gratuita promete ajudá-lo a encontrar o candidato que tenha mais afinidade com o seu posicionamento. Eleitores de Americana, Campinas, João Pessoa, Recife e Porto Alegre podem utilizar o “Vota Cidade”, ferramenta criada em Campinas, durante o período eleitoral deste ano.

O Vota Cidade funciona assim: o(a) eleitor(a) vai se posicionar em relação a assuntos do cotidiano, dizendo se concorda ou não. Serão questões rápidas e fáceis para que, dentro de poucos minutos, ele(a) tenha uma lista de candidatos e candidatas cadastradas por ordem de quem respondeu mais parecido, uma ordem de afinidade.

Eleitor tem de responder várias perguntas

A ferrramenta ajuda porque só em Campinas são 943 candidatos a uma das 33 cadeiras na Câmara de Campinas.

“Queremos colaborar para que as pessoas elejam candidatos e candidatas que realmente representem a população. Essa identificação é importante para cobrarmos melhor depois e aproximar a população das decisões políticas. Além disso, teremos muitas candidaturas e uma campanha essencialmente virtual. Por isso, acreditamos que o Vota Cidade pode ajudar muito a população!” disse Marcelo Nisida da Minha Campinas

Filtros

A ferramenta também conta com filtros, para facilitar a vida de eleitores que queiram votar em um perfil específico de candidatura. Após responder as questões, o eleitor poderá escolher se quer ver candidaturas só de homens ou só de mulheres, por exemplo.

Só que nem todos os 943 candidatos estão inscritos na ferramenta, que depende dos candidatos para a inserção dos seus dados. O grupo apartidário já entrou em contato com todos os partidos políticos e todos as candidaturas individualmente. Até o momento são 260 candidaturas na plataforma de 25 partidos diferentes. Apenas um partido, o PCO, não está participando. 

O “Vota Cidade” foi lançado pela Minha Minha Campinas, uma organização apartidária e independente que busca colaborar com eleições mais democráticas. A RNC, o Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas são os realizadores do projeto, que tem apoio da Casa Hacker e Politize.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

2 comentários

  • Sexta-feira o TCU publicou uma lista de candidatos a prefeito e vereador de todo país que solicitaram irregularmente auxílio emergencial do governo federal.

    Como bem frisa o TCU, a lista foi criada a partir do cruzamento de dados de patrimônio fornecidos pelos candidatos ao TSE. Caso o patrimônio do candidato fosse maior que 300mil tratava-se de uma solicitação de auxílio irregular, constatada a fraude o TCU solicitou o bloqueio dos valores. Porém saques irregulares anterior ao cruzamento dos dados podem ter sido sacados.

    Em Campinas estão listados nada menos que 21 nomes, sendo 20 deles candidatos a vereador e tem gente de tudo quanto é partido: Republicanos, Avante, PDT, PSOL, DEM, PSDB, PT et al.

    A lista pode ser consultada em: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-disponibiliza-lista-de-candidatos-as-eleicoes-de-2020-que-receberam-auxilio-emergencial.htm

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.