Administração municipal TRANSPORTE

Frente do MP vai acompanhar licitação milionária do Transporte de Campinas

Rose Guglielminetti
Escrito por Rose Guglielminetti

Quatro promotores de Campinas vão acompanhar a licitação milionária de concessão do sistema de transporte público de passageiros em Campinas, que vai movimentar R$ 7,4 bilhões em 15 anos. Serão exigidos investimentos de cerca de R$ 870 milhões. A frente é formada pelos promotores Cristiane Hillal, Angelo Carvalhaes, José Fernando Vidal de Souza e Valcir Kobori. O procedimento envolve quatro promotores porque a concessão é de interesse das promotorias do patrimônio público, consumidor, idoso e pessoa portadora de deficiência.

Na justificativa, os promotores ressaltaram que a política de transporte público em Campinas é alvo de quatro ações civis, um inquérito e outros dois PAAs (Procedimento Autônomo de Acompanhamento). A Justiça chegou a conceder liminar, em um dos processos, para que a Emdec fizesse a licitação para a concessão do transporte público.

Segundo o texto do procedimento, existe a preocupação de que a licitação seja construída de forma sigilosa, resultando na inobservância de requisitos mínimos de qualidade do serviço, referentes a questões como acessibilidade, eficiência e segurança.

Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 16 de outubro.

O modelo

A Emdec dividiu a cidade em seis áreas operacionais, sendo que uma delas, a chamada Área Branca, só irá circular veículos não poluentes e que fará parte de uma das outras divisões. A estimativa é que trafeguem 207 veículos de energia branca na região central e entorno.

A operação também vai incluir a operação do BRT – corredores de ônibus exclusivos que vão ligar o Centro às regiões dos distritos do Ouro Verde e Campo Grande.

A frota tem pouco mais de 1, 1 mil ônibus que transporta cerca de 14 milhõs de passageiros por mês.


Sobre o autor

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.