Início » GMs se mobilizam por aposentadoria especial

1 min readGMs se mobilizam por aposentadoria especial

Um ano depois da edição da lei federal que disciplina a aposentadoria de policiais, GMs (guardas municipais) da região de Campinas se mobilizam em torno da regulamentação da aposentadoria especial. Cidades como Campinas, Indaiatuba e Valinhos estão finalizando processos que garantem o benefício – que em ao menos um caso, vai exigir 27 anos de contribuição – três anos a menos que o previsto para a aposentadoria de policiais militares. Hoje são necessários 35 anos de contribuição para se aposentar.

A Prefeitura de Valinhos enviou à Câmara um projeto que reduz o tempo para a aposentadoria dos guardas. Pela proposta, o guarda civil, independentemente da idade e sexo, poderá se aposentar, com proventos integrais, após 27 anos de contribuição, desde que tenha pelo menos 20 anos de efetivo exercício na função.
“Levamos em consideração a média da idade do nosso efetivo para chegar a este tempo de aposentadoria. Foram muitas reuniões e pesquisas para que chegássemos ao consenso dos 27 anos,” disse o secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Valêncio.
No início desta semana, a Câmara de Indaiatuba aprovou projeto do Executivo que impõe limite de 30 anos para homens – sendo 20 na função – e 25 para mulheres – e 15 anos de efetiva atuação. Esse mesmo critério foi usado na Prefeitura de Paulínia onde a nova regra já está em vigor.

O município de Campinas – cuja Guarda completa 18 anos este ano – é o mais atrasado dos quatro. Segundo o secretário Luiz Augusto Bággio, o projeto que estabelece 30 anos deve estar concluído até o final do ano. Para o diretor do Sindicato dos Servidores, Lourivan Valeriano,“falta vontade política” para a conclusão do processo.

Fonte: Metro Campinas

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias