Início » Governo Jonas 2017: divisão do bolo será menor

Governo Jonas 2017: divisão do bolo será menor

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), volta hoje de sua viagem à China e já tem uma difícil missão: iniciar a montagem do futuro governo que começa no próximo dia 1 de janeiro de 2017.

Conhecendo o perfil conservador do prefeito, a aposta é a de que ele mexerá muito pouco em seu secretariado. Porém, nos bastidores o que tem deixado os presidentes dos 23 partidos insatisfeitos que apoiaram o prefeito em sua reeleição é a de que a divisão do bolo será mais econômica e as legendas terão de reduzir a sua fome por cargos.

Nos bastidores, o que se comenta é que serão ofertados apenas 10% da quantidade de cargos combinados às legendas. O freio, segundo os políticos, se dá por causa do Ministério Público que impetrou ações para redução de cargos comissionados tanto na administração direta quanto indireta.

Fontes próximas ao governo disseram que isso é conversa de quem não sabe o que foi tratado com os partidos durante a campanha eleitoral, já que nunca foi conversado sobre quota de cargos. Segundo as pessoas próximas de Jonas, os partidos que fizeram parte do amplo arco de alianças já estão no atual governo. Na verdade, menos um: O PCdoB foi defenestrado do governo após o vereador Gustavo Petta ter votado contra o projeto de autoria do Executivo que autorizava a prefeitura a utilizar dinheiro do superávit do Fundo Financeiro do Camprev para pagar os aposentados. Bom, agora é esperar para ver como o prefeito irá mover as peças dos tabuleiros.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.