Início » Hospital Vera Cruz começa a testar novo medicamento em pacientes neste fim de semana

2 min readHospital Vera Cruz começa a testar novo medicamento em pacientes neste fim de semana

O Hospital Vera Cruz de Campinas vai começar a testar o vermífugo nitazoxanida, conhecido como Annita, em pacientes internados na unidade devido à covid-19 a partir deste fim de semana. Apesar de o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, não ter divulgado o remédio, os testes já foram feitos pelo CNPEM de Campinas e mostram que há uma redução de mais de 90% da carga viral. Agora, os testes serão feitos em humanos para verificar a eficácia do remédio. Os familiares e os pacientes têm de autorizar o uso do medicamento.

Em nota, a Hospital Care, holding administradora de serviços de saúde, que agrega o Hospital Vera Cruz, informou que os testes têm aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Sistema CEP-CONEP) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A empresa ressaltou que “o objetivo do estudo é avaliar a eficiência da droga, que já possui comprovado efeito antiviral, na diminuição da carga viral de pacientes infectados, ainda no início do tratamento, esperando evitar que eles não agravem seus estados de saúde.”

Os testes começam com a unidade de Campinas, mas o estudo pode ser estendido aos demais hospitais do Grupo, em Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba.

Como será o estudo

De acordo com o grupo, o estudo será dividido em duas fases. A primeira terá um acompanhamento durante os 07 dias iniciais do tratamento e a segunda, com 14 dias de duração, de acompanhamento clínico, totalizando 21 dias.

O protocolo que será adotado pela unidade está diferente ao que o ministro explicou ontem. De acordo com ele, o medicamento deverá ser administrado por cinco dias seguidos e depois o paciente será observado por mais nove dias. Neste período, serão realizadas avaliações e coletas de dados clínicos e laboratoriais,

O Hospital Care informou que o protocolo foi aprovado pelos órgãos do governo.

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias