Início » Indicador de qualidade vai definir remuneração de empresas na nova licitação de ônibus

2 min readIndicador de qualidade vai definir remuneração de empresas na nova licitação de ônibus

O secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, disse nesta segunda-feira (26/08) que a nova licitação da concessão do Transporte Coletivo de Campinas terá um índice de qualidade que vai determinar a remuneração das empresas. “Se a empresa for bem no índice de qualidade, vai receber dinheiro a mais. Se ela não for bem, vai receber o mínimo. Esse índice vai funcionar assim: vão ser avaliadas se todas as viagens foram feitas, se os horários foram cumpridos, se a aceitação aos motoristas está boa, e por aí vai’, explicou o secretário.

Ele disse ainda que a nova licitação, cujo edital será publicado na próxima quinta-feira (29/08), vai ampliar o número de áreas operacionais de quatro para seis. Segundo ele, atualmente as áreas 3 (Barão Geraldo, Amarais, Abolição e Sousas) é grande e será desmembrada, por exemplo. E áreas minúsculas como a 4 (Parque Oziel, jardim São José e Jardim Nova América) devem receber outros bairros. As áreas serão identificadas por cores.

Sistema seletivo

O secretário ressaltou ainda que o transporte será sob demanda – a empresa vai poder solicitar à Emdec a abertura de uma nova linha e não irá precisar esperar a empresa de trânsito criar as linhas. “Se a empresa ver que tem demanda para uma linha específica que não tenha no sistema, pode pedir para a Emdec. Aí define valor, tipo de ônibus e tal’, explicou ele.

Terminais

Haverá ainda a abertura de todos os terminais, inclusive, o de Barão Geraldo (que hoje é fechado para integração física). “Tudo será integrado com o Bilhete Único. Não haverá diferenciação de tarifa entre o sistema convencional e o BRT”, explicou.

Os perueiros, que tem permissão até 2022, vão operar como alimentadores do sistema de transporte.

O secretário diz que a definição sobre valores da tarifa vai depender das propostas que forem oferecidas na licitação.

Os envelopes serão abertos no dia 16 de outubro.

Com informações de Felipe Pereira

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias