Início » Jonas diz que não vai fechar comércio de Campinas

Jonas diz que não vai fechar comércio de Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse nesta sexta-feira (20/11) que não vai fechar o comércio de Campinas por causa do agravamento da covid-19. Na coletiva de hoje, tanto ele quanto o secretário de Saúde, Carmino de Souza, fizeram questão de trazer dados que mostram que o número de casos e óbitos da doença na cidade estão caindo.

“Não tem a menor possibilidade de fecharmos o comércio neste momento. E se durante a campanha houvesse necessidade eu não teria me eximido de tomar uma decisão”, disse ele.

Carmino disse que o que está aumentando são os casos de síndromes gripais e não de coronavírus. A declaração coorre um dia depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ter imposto novas restrições à Sáude, como a suspensão de cirurgias eletivas e manutenção de leitos exclusivos de UTI no Estado. Em Campinas, o prefeito disse que vai manter as cirurgias eletivas.

No caso de casos de covid-19, a Saúde informou que a queda mensal é de – 14,4% em casos e -55,7% em óbitos. As intenções têm uma variação de -21,9%. No Estado, a tax é de -11,7 de casos e – 37,1% de mortes. “O aumento se deu por questões gripais, tanto nos centos de saúde como nos prontos -socorros. Não refletindo em positividade de covid-19”, disse ele.

O secretário também disse que não tem dados novos da taxa de transmissibilidade. “Tivemos algumas semanas de instabilidade no sistema e estamos sem informações confiáveis”, disse ele, ressaltando que não dá para saber se a taxa informada pela Fiocruz de que Campinas passou de 0,69 para 1,3 procede. Nesta taxa apontada significa que de cada dez pessoas contaminadas, 13 podem ser contaminadas.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

5 comentários

  • Pra surpresa de ninguém, ainda que o surto se agrave, tanto Jonas quanto Dória nada farão até o dia 29 – data do segundo turno das eleições – pra não prejudicar seus candidatos. Se algo vier a acontecer será no dia 30 depois das urnas fechadas.

  • Lógico que o senhor Prefeito não vai fechar né..para não atrapalhar seu candidato Dario. Mesmo porque deixou o comércio fechado por vários meses antes das eleições.
    Explica prefeito Jonas está com a população? Ou com interesse do seu candidato?

  • ENGRAÇADO NAO TEM VACINA E SO NO BRASIL ACABO COVID SEM VACINA , VAMOS VER QUAL SERSA A DESCULPA DADA APOS AS ELEIÇOES, E O MAIS ENGRAÇADO ANTES NIGUEM FALAVA DO ALMENTO DOS CASOS E SIM SO DAS QUEDAS , PRA TODOS SAIREM PRA VOTAR , AGORA QUE TA ACABANDO AS NOTAS DAS MIDIAS SAO OUTRAS DIZENDO SOBRE O ALMENTO DOS CASOS PQ SERA A MIDIA TAMBE E CULPADA DE OMITIR A VERDADE EM TROCA DE DINHEIRO , NUCA OUVE QUEDA DE CASOS SO FOI MASCARADO POR CAUSA DESTES BANDO DE LADROES DE COLARINHO BRANCO..

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.