Início » Justiça afasta diretoria do Sindicato dos Condutores de Campinas por suspostas irregularidades

Justiça afasta diretoria do Sindicato dos Condutores de Campinas por suspostas irregularidades

A Justiça do Trabalho afastou toda a diretoria do Sindicato dos Condutores de Campinas por suspostas irregularidades na condução da verba da entidade, o que a desembargadora Rosemeire Tanaka. Entre os problemas apontados estão ajuizamento de ações trabalhistas irregulares, não devolução de verbas aos associados, além de denúncia de crimes de organização criminosa, lavagem de capitais e falsidade ideológica, entre outros.

Além de ter determinado o afastamento imediato da atual diretoria, determinou a nomeação de um administrador provisório para gerir a entidade sindical e convocar eleições para a escolha de uma nova diretoria.

A decisão foi tomada com base em ação impetrada pelo Ministério Público do Trabalho. “diante da farta prova anexada aos autos pelo autor, resta evidente que os representantes do Sindicato Réu acumulam contra si inúmeras denúncias de irregularidades, de todas as ordens, tais como conluio e má-fé no ajuizamento de
ações trabalhistas, patrocinadas pelo corpo jurídico do Sindicado, visando o benefício de membros de sua diretoria, em detrimento do próprio Ente Sindical e, por consequência, de toda a categoria de trabalhadores, cujo acordo homologado restou rescindido (…) ausência de repasse/devolução de valores que seriam devidos aos
substituídos; irregularidades na aprovação das contas do Sindicato, conforme apurado em inquérito civil; existência de inquérito civil apontando que o Presidente do Sindicato e outros membros da diretoria, simultaneamente, participaram como
sócios proprietários de empresas atuantes no mesmo segmento (empresas de transporte); denúncias para apuração dos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, falsidade ideológica e furto qualificado por fraude e concurso de pessoas, em desfavor de diversos integrantes do Sindicato Réu, visando
dilapidar o patrimônio do Sindicato”, escreveu a desembargadora.

Apesar de o vice presidente da entidade, Izael Soares de Almeida, estar entre os membros da diretoria que foram afastados, ele comemorou a decisão porque em maio de 2019 ele foi autor da denúncia de um suposto esquema de corrupção na entidade. “Tenho certeza que meu nome será retirado da ação porque eu estava afastado desta diretoria. Além disso, 90% do conteúdo da denúncia do Ministério Público integram o que eu denunciei. A categoria se livrou dessa diretoria”, disse ele.

O caso

Na época, Izael disse que o que chamava a atenção era o estilo de vida do presidente Matusalém de Lima e do tesoureiro Gabriel Francisco de Souza. “O sindicato nunca tinha dinheiro, mas o presidente e o tesoureiro levam uma vida de ostentação. A mulher do tesoureiro em viagens internacionais, em resorts no fim do ano. Há um tempo a gente vem desconfiando e denunciamos ao MP (Ministério Público).”

No ano passado, a Polícia Civil cumpriu cerca de 9 mandados de busca e apreensão na sede do sindicato e nas casas de alguns dos diretores da entidade sindical. A polícia investiga lavagem de dinheiro, crimes de furto qualificado e organização criminosa.

Matusalém de Lima foi preso em março de 2008 por suspeita de participação em suposto esquema de extorsão denunciado à polícia e ao Ministério Público do Estado pela empresa de planos de saúde Master Saúde. Ele e outros sindicalistas iriam receber R$ 600 mil para que o sindicato apoiasse a contratação da Master para atender os trabalhadores do transporte coletivo de Campinas.

Matusalém não foi encontrado para comentar a decisão da Justiça.

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.