Início » Justiça alerta sobre boato falso de cadastramento

2 min readJustiça alerta sobre boato falso de cadastramento

Um boato falso tem congestionado as linhas telefônicas dos cartórios e obrigou a Justiça Eleitoral alertar a população sobre as informações equivocadas que têm circulado em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp. Segundo a Justiça Eleitoral “é falsa a notícia de que os eleitores que não comparecerem ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro serão multados em 150 reais”.

A mensagem que está circulando é essa: “Oi pessoal, vcs já foram fazer a biometria do seu título? Vence dia 7 de dezembro o prazo para fazer sem custo algum. Após esta data pagará um valor de R$150,00, o que precisa levar?.  Leve seu título antigo, comprovante de residência, seu RG e leve tb seu cpf, Mais seguro levar tudo, vai ao fórum de sua cidade munido destes documentos e peça a sua biometria eleitoral ok? Boa sorte! Avise o maior número de pessoas que puder. Bjs”. 

Em São Paulo, 85 cidades irão passar pelo cadastramento biométrico obrigatório e o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado.

Com o título cancelado, o eleitor não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargo público, matricular-se em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimo em bancos públicos, entre outros impedimentos.

Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada mas o cadastramento ainda não é obrigatório, como na capital, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores, contudo, a  Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem e façam sua biometria para evitar filas no futuro.

Em Campinas, o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório. Porém, quem está tirando título pela primeira vez ou atualizando o documento, já faz o cadastramento biométrico.

 

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

3 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O ideal seria rastrear a origem desses “hoax” e penalizar os responsáveis pela propagação de inverdades.

    Me dá medo constatar como o cidadão médio dá crédito a qualquer bobagem que lê nas redes sociais.

    Imagine como serão as eleições do ano que vem… As pessoas irão escolher seus candidatos baseados no que leram no “wats”.

    Assustador.

    • Legalista?

      Vivemos no trocadilho de um Estado Legal?

      Tenha a sta paciência.

      As noticias dos SITE’s aqui postados, são conhecidos no Brasil inteiro e de enorme abrangência no mundo acadêmico.

      É “legal” ser Golpista?

      • Me confundi. Vc estava comentando sobre a viralização da mentira do cadastramento digital e não das postagens de notícias de site’s progressistas.

        Em tempos de ilegalidades, vemos fantasmas. Desculpe.

Mais Categorias