Início » Justiça suspende Festa da Uva de Vinhedo

2 min readJustiça suspende Festa da Uva de Vinhedo

A Justiça suspendeu a 58º Festa da Uva de Vinhedo, programada para iniciar no próximo sábado (14/03). O juiz Euzy Lopes Feijó Liberatti atendeu a um pedido do Ministério Público que alegou ilegalidade no pregão que contratou a empresa para organizar o evento. O evento recebeu no ano passado cerca de 200 mil pessoas e há vários shows programados.

De acordo com o promotor Fábio José Moreira dos Santos, um dos sócios desta empresa foi condenado por improbidade administrativa e está impedido de ser contratado pelo poder público por 10 anos.Inclusive, a condenação refere-se a problemas verificados em sua contratação no ano de 2005, para realizar o mesmo evento.

O magistrado tirou o segredo de Justiça da ação. A denúncia foi feita por Cristian Rodrigo Ricaldi Lopes Rodrigues Alves, morador da cidade.

Tanto o magistrado quanto o promotor entenderam que a realização do evento organizado por uma pessoa que não pode ser contratada pelo poder público irá promover prejuízo ao princípio da moralidade administrativa.

A festa

No ano passado, a festa reuniu 200 mil pessoas. Neste ano vai começar no dia 14 e vai até o dia 29 de março. A festa, com várias atrações musicais, é realizada no Parque Municipal Jayme Ferragut, em Vinhedo.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Vinhedo informou que vai recorrer da decisão alegando que a não realização da festa irá trazer prejuízos ao turismo local da cidade. Afirma que o evento gera empregos diretos e indiretos.

Também informou que a prefeitura fez uma checagem da documentação dos sócios e empresa do pregão eletrônico no Sistema Apenados do TCE/SP ” e não constou nada a respeito desta empresa.”

A prefeitura informa ainda que fez dois pregões para a realização da festa. No primeiro, nenhuma empresa se interessou. E no segundo apenas a empresa contratada se credenciou para a realização da festa. ” Sagrando-se vencedora do certame, empresa essa de grande reconhecimento no mercado, com inúmeros eventos realizados, entre eles, a última edição da Festa da Uva de Jundiaí”.

O governo do prefeito Jaime Cruz defende ainda que o novo modelo traz econômica aos cofres públicos. “A empresa vencedora recolhe um valor à Prefeitura para ter o direito de realizar o evento e fazer a sua exploração comercial, através de permissão de uso do espaço público.”

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias