Início » Merkel finaliza coalizão conservadora para os próximos 4 anos

2 min readMerkel finaliza coalizão conservadora para os próximos 4 anos

O bloco conservador alemão liderado pela chanceler Angela Merkel chegou hoje (27) a um acordo com o Partido Social Democrata (PSD) para o governo nos próximos quatro anos, formando uma grande coalizão de três partidos – o PSD; a União Democrata-Cristã,  de Merkel; e a União Social-Cristã. O acordo em que foi formada a coalizão está expresso em um documento de 170 páginas.

De acordo com a chanceler a consolidação fiscal, o reforço do bem-estar geral e a melhoria da justiça social são os pilares do novo governo de coligação. Para ela a redução da dívida, a criação de emprego, os progressos na reforma energética e o aumento do investimento em educação, investigação e infraestruturas são pontos importantes a ser trabalhados.

“A grande coligação tem perante si grandes tarefas”, disse Merkel.

O pacto entre os partidos coloca um ponto final após um mês de reuniões e conclui o processo eleitoral alemão, em que Angela Merkel obteve uma vitória expressiva que a deixou no quinto lugar da maioria absoluta.

O último passo para a formalização do acordo será a consulta do PSD às bases, já que o partido se comprometeu a submeter à decisão dos 470 mil militantes um eventual pacto de coligação. O resultado da consulta deverá sair até o dia 14 de dezembro e, se aprovado, permitirá que Angela Merkel tome posse no dia 17 de dezembro, com 504 dos 631 deputados.

Com a formalização dessa coligação, a oposição será formada pelo Die Linke (Esquerda, em português), formado por antigos comunistas e dissidentes do PSD; e pelo Die Grünen (Os Verdes, em português), partido com o qual Merkel havia pensado em formar governo após as eleições.

Fonte: Agência Brasil 

Rose Guglielminetti

Rose Guglielminetti

Sou comentarista política da Band-Campinas. Também sou colunista do programa "Bastidores do Poder", que vai ao ar todos os dias das 13h20 às 14h, na Band Campinas. Entre tantas editorias a de Política é a das que mais me atrai. E isso fez com que me enveredasse por esse caminho ao longo de minha carreira. Como repórter de Política sempre busquei oferecer notícias de bastidores do poder. E é isso que irei procurar fazer neste blog.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais Categorias